Então, você já configurou seu site e se familiarizou com o Otimizador de Mecanismos de Busca (SEO). Agora que o básico está pronto você deve estar se perguntando “Como eu anuncio o meu negócio no Google?”. Com mais de 40.000 consultas a cada segundo, anunciar no maior mecanismo de buscas é o próximo passo para qualquer empreendedor com visão de futuro. Isso possibilita também a oportunidade de ganhar visibilidade na primeira página de pesquisa, onde o seu esforço no SEO pode ainda não ter gerado os resultados esperados.
Vamos começar! Neste guia passo a passo nós iremos explicar como o Google Ads funciona, como você pode configurar sua primeira campanha e o que você precisa quando tudo estiver pronto.
Como o Google Ads Funciona?
Em alguns aspectos, o Google Ads é similar a um leilão tradicional onde vários compradores informam o valor que estão dispostos a pagar por um item, que neste caso aparece nos primeiros resultados da busca no Google. No entanto, a diferença está em outros fatores que também contribuem para o leilão. O índice de qualidade e o impacto esperado do seu anúncio desempenham um papel importante, o que significa que aqueles que paga mais, nem sempre vencem.
Para entender este conceito, vamos dar uma olhada em três fatores que contribuem para o leilão do Google AdWords:
Seu lance máximo de CPC, ou o máximo que você pagará por clique, é o valor que você define antes de configurar o seu anúncio. A quantia que você paga pode variar muito e depende do quão competitivo um termo de pesquisa é no Google. Para decidir quanto você está disposto a pagar, é necessário definir o valor do produto ou serviço que você está oferecendo e qual sua margem de lucro em cada um deles. Com isso definido você precisará descobrir sua taxa de conversão – a cada 100 pessoas que visitam o seu site, quantas realizam uma compra? Entender esses fatores irá ajudá-lo a determinar a quantia máxima que você deveria pagar por um único clique.
O Índice de Qualidade (às vezes chamado de QS – Quality Score) visa dar a você uma idéia da qualidade do seu anúncio no Google. Ele é calculado da seguinte forma:
- Taxa de cliques esperada: Esta é a estimativa do Google de quantas vezes você será clicado quando for exibida sua palavra-chave. Ele leva em consideração a performance anterior da palavra-chave e faz uma previsão assumindo que o termo de pesquisa corresponde exatamente à palavra-chave.
- Relevância do Anúncio: não se esqueça que o Google se tornou o mecanismo de busca mais popular rapidamente porque foi o primeiro a fornecer resultados realmente relevantes. Por este motivo ele dá muita importância à relevância. Você terá um dos três status: acima da média, média ou abaixo da média. Você deve usá-los para identificar anúncios que podem não ser específicos o suficiente para a escolha de palavras-chave.
- Experiência de página de destino: Sua escolha de página de destino também deverá ser relevante para a pesquisa do usuário. As páginas de destino bem classificadas são aquelas bem organizadas e contêm textos relacionados ao termo de pesquisa. Estas páginas usam o mesmo status – acima da média, média ou abaixo da média – para definir a experiência.
O impacto esperado do seu anúncio é incluído no Índice de Qualidade, como mencionado acima. Entretanto, o Google também leva fatores adicionais em consideração, como extensões de anúncio, para entender como as pessoas irão interagir com seu anúncio. Estas extensões, se forem precisas e relevantes, vão ajudá-lo a aumentar esta pontuação porque os usuários têm mais chances de clicar.
Configurando sua Primeira Campanha de Anúncio Google
Agora que já entendemos como o Google AdWords trabalha por trás das cortinas, é hora de criar seu primeiro anúncio com esses fatores em mente. Produzir um anúncio é muito simples, e ficará mais fácil depois de configurar o primeiro. Vá para a página de boas vindas do Google AdWords e siga as etapas a seguir para começar.
Crie uma conta Google Ads: Será solicitado que você informe sua Conta Google e o site da sua empresa. Se você já possui um endereço do Gmail , você não precisará criar uma Conta Google. Se não tiver uma, será solicitado que você crie uma conta em poucos passos. Também será necessário informar a URL do seu site (endereço da página). Se você não possui um site, ainda pode anunciar no Google através da opção AdWords Express.
Configurando a campanha: São 4 passos simples que você precisa seguir para criar sua primeira campanha no AdWords:
- Defina a quantia que você quer investir na campanha inteira
- Escolha quem é seu público alvo (baseado na localização, redes de contato e palavras-chave)
- Decida quanto você quer gastar por clique (lance CPC)
- Escreva seu anúncio!
Configurar o faturamento: Você precisará configurar a opção de pagamento antes de começar a anunciar seu negócio no Google. Muitos anunciantes escolhem a opção de pagamento automático, então o Google envia uma fatura a cada 30 dias ou sempre que você atingir o limite de valor estabelecido previamente. Mas você não precisa se desesperar – você só precisará pagar custos de anúncios que já foram feitos, ou seja, não precisará pagar adiantado.
Existe também a opção de pagamento manual se você preferir ter mais controle sobre o quanto você gasta. Para negócios no Brasil, os pagamentos podem ser realizados através de cartões de crédito, boleto bancário ou cartões de crédito de backup. Você pode encontrar mais informações sobre os métodos de pagamento no próprio Google Ads.
Confirme seu anúncio: Uma vez que você tiver tudo configurado, revise seu anúncio para garantir que tudo está correto antes de apertar o botão de confirmação. Assim que confirmado, seu anúncio será revisado pelo time da Google antes de aparecer no mecanismo de busca (isto pode levar 1 dia).
Revisando Sua Performance no Google AdWords
Configurar uma campanha no Google AdWords é uma grande conquista, mas é apenas o começo do processo. Revisar a performance é essencial para o sucesso da sua campanha no Google AdWords.
Existem várias ferramentas de marketing gratuitas que você pode usar para medir sua performance, incluindo os painéis do Google AdWords. Você pode medir a performance por hora do dia, termo de pesquisa, dispositivo e mais. Por exemplo, se você observar que seu desempenho é melhor em smartphones, aumente seus lances em dispositivos móveis. Da mesma forma, se identificar que sua performance é baixa à noite, limite a atividade durante esse período para ampliar o seu Retorno de Investimento (ROI).
Instalar o acompanhamento de conversões é uma boa ideia se você quiser ter uma visão melhor do seu ROI. Isto permitirá que você entenda quais ações seus clientes realizam ao clicar em seu anúncio. Você pode medir qualquer coisa que considere valiosa para sua empresa, como fazer uma compra ou preencher um formulário de contato.