30 dicas de SEO para pequenas empresas atraírem mais clientes

Para o pequeno empresário, investir em SEO local é a melhor maneira de começar a atrair mais clientes. Essencialmente, o SEO para pequenas empresas é o que ajuda as pessoas da comunidade local a encontrá-las em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.

Cerca de 50% das pessoas que fazem buscas locais acabam posteriormente visitando uma loja em um dia e 18% destes realizam uma compra. Os números provam que faz todo o sentido você iniciar hoje seu planejamento de SEO para seus negócios. Aqui estão 30 dicas de SEO locais que ajudarão sua empresa a ser vista em 2020!

Resumo das dicas de SEO: uma rápida introdução

1. Verifique o tamanho da sua tag-título
Como regra geral, o tamanho da sua tag-título deve estar entre 50 e 60 caracteres. Dessa forma, o título da sua página da web não será cortado e parecerá incompleto nos resultados do Google (e de outros mecanismos de pesquisa).

2. Escreva uma meta description que funcione para o Google
Ironicamente, o Google coloca apenas a meta description de uma página algumas vezes nos resultados de pesquisa. Eles puxam conteúdo diferente da página da Web se acharem melhor para a consulta de um pesquisador. Isso significa que é sempre uma boa ideia colocar dicas e variações acionáveis de sua palavra-chave em todo o seu conteúdo.

Ainda é recomendável escrever uma meta description convincente para os horários em que o Google a usa nos resultados da pesquisa. Lembre-se de que se ela aparecer nos resultados de pesquisa do Google, é isso que ajudará os usuários a decidir se devem visitar seu website.

3. Evite repetir os títulos das suas páginas da web

É essencial criar um título exclusivo para todas as páginas do seu site. A duplicação é um grande erro aos olhos do Google.

4. Insira sua palavra-chave alvo nos títulos H1 e H2

É recomendável incorporar a frase exata da palavra-chave nas tags H1 e H2 da sua página. No entanto, se a página já estiver otimizada demais com a frase exata da palavra-chave, substitua-a por uma sinônimo ou palavra-chave de cauda longa, nas tags H1 e H2.

5. Coloque um “texto âncora” relevante em seu conteúdo

Um texto âncora é o texto clicável em um hiperlink. Ao colocar um link no conteúdo do site, verifique se o texto âncora é relevante para o conteúdo da sua página e da página da qual você está vinculando. Isso ajuda a garantir a relevância, que é um fator de classificação avaliado pelos algoritmos do Google.

6. Considere tentar algumas GeoTagging

Se sua empresa abrange uma ampla variedade de conteúdo, a marcação geográfica pode ser extremamente benéfica na otimização do seu conteúdo para obter relevância. O GeoTagging permite essencialmente marcar coordenadas no conteúdo do site, facilitando muito o gerenciamento e a identificação de vários locais.

7. Instale alguns plugins de SEO no seu CMS

Para aqueles que consideram o SEO irresistível, você ficará impressionado ao saber que vários plug-ins e ferramentas podem ajudar você a melhorar seu SEO local e a avaliar seu impacto no SEO.

Como sempre, existem versões gratuitas e pagas desses plug-ins, e isso depende inteiramente da sua posição e das necessidades de qual versão seria mais adequada para você.

Recomendamos o uso do YoastSEO como um plug-in e o BrowSEO para ajudar a avaliar seu impacto.

8. Descreva as imagens em seu conteúdo com um texto alternativo

Ao escrever uma imagem com um texto alternativo, faça como se estivesse escrevendo uma legenda ao incorporar suas palavras-chave para maximizar seu SEO local.

9. Certifique-se de executar uma verificação no Schema.org

Verifique se o conteúdo marcado em schema.org é relevante para a maneira como você deseja que seu site seja exibido. Isso influencia a maneira como os mecanismos de pesquisa rastreiam as páginas do site.

Você pode usar o Scanner de esquema da Synup para verificar a relevância e descobrir quais páginas do seu site não possuem o schema.org instalado.

10. Monitore o envolvimento de seus usuários

É importante acompanhar a maneira que seus usuários interagem com sua pequena empresa online. Isso ajuda você a entender quais aspectos do seu site funcionam e os que não funcionam.

Saiba como você pode utilizar ferramentas para ajudá-lo a rastrear e monitorar a experiência do usuário.

11. Crie citações de localização

Uma citação local é principalmente uma plataforma que contém todas as informações vitais sobre a sua empresa, como nome, endereço, número de telefone, descrição, fotos, comentários e assim por diante. É o elemento fundamental para qualquer empresa local obter a máxima exposição on-line.

Essas citações locais ajudarão seu site a se classificar melhor no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Algumas boas citações locais incluem:

  • Principais plataformas de dados de empresas locais, como Google My Business (verifique sua listagem do GMB por meio do cartão postal de verificação), Acxiom, Localeze, Infogroup etc.
  • Plataformas geográficas ou específicas da indústria, como a Câmara de Comércio ou associações profissionais.
  • Publicações na Web, como blogs, sites de notícias, mapas, bancos de dados governamentais, etc.

12. Verifique a consistência do NAP

É fundamental que o nome, endereço e número de telefone (NAP) da sua empresa sejam consistentes na Internet. Isso significa visitar citações antigas e corrigi-las se houver alguma inconsistência.

Isso não apenas ajudará os clientes a encontrar informações precisas, mas também irá aprimorar o seu SEO local, já que mecanismos de pesquisa como o Google valorizam muito essa consistência.

13. Reivindique a listagem da sua empresa

Onde sua empresa estiver listada ou mencionada on-line, certifique-se de “reivindicar” essa listagem de empresas como sua para obter propriedade e autoridade sobre ela.

Isso não apenas ajudará a melhorar seu SEO local, mas também ajudará mais clientes em potencial a encontrar sua empresa.

14. Excluir listagens duplicadas

A duplicação é um sinal de inconsistência e é muito desaprovada pelo Google e outros mecanismos de pesquisa.

Uma listagem duplicada não apenas afetará negativamente o seu SEO local, mas também perturbará a credibilidade do seu negócio devido à replicação e repetição desnecessária.

Remova todas as listagens duplicadas para evitar impactos negativos indesejados no seu SEO local.

15. Capitalize em diretórios específicos do setor

Se sua empresa faz parte de um setor mais amplo, você pode maximizar sua exposição local de SEO capitalizando em diretórios específicos do setor on-line.

Você não apenas obterá um enorme impacto positivo no ranking local de SEO e website, mas também é uma ótima maneira de se conectar com influenciadores do setor e especialistas em seu nicho.

16. Use muitas imagens

Para listagens de empresas que permitem anexar imagens, como o Google Meu Negócio, adicione o máximo de imagens possíveis.

As imagens são uma das melhores maneiras de envolver os usuários e aumentam a probabilidade de uma ação. Quanto mais ações houver, mais autoridade a sua listagem ganhará e, por sua vez, obterá as melhores classificações locais de SEO.

17. Crie um tour virtual

Se há algo que pode superar muitas imagens em uma listagem de empresas, é um tour virtual da própria empresa.

18. Escreva uma forte seção “sobre nós”

A seção “Sobre” de uma listagem de empresas é fundamental para criar confiança entre seu público-alvo e clientes em potencial. Simplesmente tendo um conteúdo atraente que vende sua empresa de uma maneira que toca a comunidade local, você terá um ótimo começo, especialmente se estiver olhando para transformar essas visualizações em ação.

19. Inclua tags nas suas listagens de empresas

Em algumas listagens de citações locais, você pode criar links de texto âncora que apontam para outras páginas de destino em seu site. Por exemplo, se você é dentista, pode criar um link de texto âncora para “dentaduras” na sua página de destino de dentaduras no seu site.

20. Obtenha avaliações de clientes satisfeitos

Quantas vezes você consultou uma revisão de uma empresa e ajudou a decidir se deveria ou não comprar a empresa? Simplificando, mais de 88% dos consumidores confiam nas avaliações de outros consumidores ao tomar uma decisão de compra.

Construindo conteúdo eficaz para marketing online

21. Otimize sua página inicial para conversões

Sua página inicial é a chave para impulsionar as vendas. É também a face digital de todo o seu negócio.

Ao se concentrar na criação de uma página inicial cujo objetivo é aumentar as conversões, além de aumentar a confiança em sua marca, você está essencialmente criando um site forte, destinado a criar um negócio de sucesso.

22. Crie páginas de destino da cidade

Para empresas que segmentam áreas e locais diferentes, uma ótima maneira de maximizar seu potencial de SEO local é criando páginas de destino nas cidades. Essas “páginas da cidade” aumentam a relevância da sua empresa e a autoridade de SEO para o local de destino.


Não se esqueça de incluir sua listagem do Google Meu Negócio na página da sua cidade para ajudar a aumentar a relevância e aumentar o potencial de links.

23. Coloque suas palavras-chave nas primeiras 100 palavras do seu conteúdo longo

Embora seja uma tática velha, ainda funciona. A colocação da palavra-chave nas 100 primeiras palavras do conteúdo da página ajuda os visitantes a saberem se eles estão no lugar certo e também ajuda a impulsionar o seu SEO na página.

24. Lembre-se: as pessoas adoram informação gráfica

Uma das melhores maneiras de envolver os visitantes é usar conteúdo visual, e nada explica e informa uma pessoa melhor do que um infográfico. Ah, e eles também ajudam nos seus rankings de SEO e mecanismo de busca.

Recomendamos o uso do Canva, que é uma ótima plataforma para criar infográficos incríveis.

25. Inicie um blog da empresa em seu site

Você pode criar um conteúdo atraente para o blog que envolva seu público local, concentrando-se em eventos de notícias locais relevantes para o seu local de destino.

Para maximizar verdadeiramente o alcance do seu blog, compartilhe o conteúdo em suas plataformas de mídia social, bem como as citações de empresas locais sempre que possível. Por exemplo, as listagens do Google Meu Negócio permite adicionar uma postagem que aumenta sua autoridade de localização e o envolvimento com seu público local.

Para informações mais detalhadas sobre o Google Meu Negócio, leia também nosso guia definitivo passo a passo sobre como listar seus negócios no GMB.

26. Tente criar um conteúdo que “se torne viral”

Imagine poder criar uma postagem de blog tão informativa e envolvente que atraia centenas de milhares de visitas de tráfego orgânico com base em sua única postagem no blog.

Para começar em uma boa posição, consulte os tópicos de tendências em seu nicho usando ferramentas como SocialAnimal e Google Trends para descobrir quais são os tópicos mais importantes que você deve abordar.

27. Reutilize seu conteúdo em diferentes formatos de mídia

Uma das coisas mais úteis para se lembrar quando se trata de publicar conteúdo on-line é que as pessoas nem sempre lêem tudo o que você escreve.

Devido a essa falta de atenção e incapacidade de absorver informações, ofereça uma grande vantagem em reutilizar seu melhor conteúdo, criando diferentes formatos, como infográficos, podcasts, apresentações, postagens, vídeos e assim por diante.

28. Não se esqueça do YouTube!

Empresas insuficientes aproveitam o YouTube como uma forma de marketing local de SEO. Simplesmente redirecionando seu conteúdo e transformando-o em um vídeo. Para otimizar o vídeo, use suas palavras-chave no título e na descrição, coloque um link para seu site e inclua tags relevantes.

Escreva uma ótima descrição que obrigue o espectador a agir de acordo com sua chamada para

29. Diversifique o conteúdo que você publica

Para manter seu conteúdo de boa qualidade, diversifique-o! Se você incentiva os visitantes a postar em seu site, publicar uma entrevista, incorporar infográficos ou videos, ter diferentes tipos de conteúdo aumentará o envolvimento dos usuários.

Abaixo, você pode ver o BorrowMyDoggy, um serviço que conecta proprietários de cães a usar uma foto de um cachorro em seu perfil no Twitter.

30. Verifique se seus arquivos têm nomes apropriados

Sempre que você fizer upload de arquivos, como eBooks ou imagens, em seu site, certifique-se de nomeá-los adequadamente.

Por exemplo, se você é uma empresa imobiliária, é mais fácil para o Google rastrear um e-book intitulado “como negociar-property.pdf” em comparação com “eBook.pdf”.

Desenvolva sua própria ação de SEO para pequenas empresas

Por último, mas não menos importante, tente tornar tudo o mais simples e fácil possível ao implementar seu plano de ação de SEO para pequenas empresas.

Desde a navegação com facilidade no site até a simplificação do processo de compartilhamento, ter um site estruturado não é bom apenas para os visitantes do site. Também ajuda o Google e outros mecanismos de pesquisa a entender o que você oferece, o que afeta o SEO local.

Comece a usar essas dicas de SEO e você aumentará o envolvimento e irá direcionar o tráfego para seu site.

Get a done-for-you website that generates more leads, bookings and sales

Get more advice

Não categorizado

Como eu Anuncio o Meu Negócio no Google? Guia Passo a Passo.

Com mais de 40,000 pesquisas a cada segundo, fazer anúncios no diretório de busca é o passo lógico para o seu negócio.

Isso também vai te trazer uma ótima oportunidade de ganhar visibilidade na primeira página de resultados onde qualquer esforço seu com SEO talvez nunca alcançasse.

Read More »
Não categorizado

Vamos Fazer uma Transformação em Seu Site

Na UENI, sempre procuramos maneiras de ajudar você a criar um site que realmente represente seu negócio da melhor forma.

E por isso oferecemos aos nossos clientes Premium a oportunidade de um pedido de remodelação do site.

Read More »

Atualização: Suporte de Preço Promocional para Serviços e Produtos

Agora com a opção do preço promocional, nossos clientes podem incluir um preço adicional para cada produto ou serviço – que deve ser menor que o preço regular. Este preço novo com promoção vai ser destacado nas seções de produto e serviço e também no carrinho de compras, enquanto o preço antigo vai ser exibido e marcado junto ao preço novo, mostrando aos clientes o quanto eles vão economizar.

Read More »

Atualização: Suporte de Múltiplas Imagens para Produtos e Serviços

Por saber do impacto que as fotos podem ter na performance do seu site, nós trabalhamos duro para poder trazer nossa última atualização: suporte de múltiplas imagens para serviços e produtos.
A começar por hoje, você vai poder subir de 3 a 10 fotos por serviço ou produto, dependendo do seu plano. Um ótimo aumento se compararmos com o uso de uma foto só que tínhamos até agora.

Read More »
Não categorizado

Atualização: Notificações de Agendamento & Eventos no Calendário

Há alguns meses, nós te atualizamos sobre algumas melhores que fizemos no nosso sistema de agendamento e mensagem na sua Área da UENI. Agora nós melhoramos ainda mais e estamos contentes em mostrar o resultado para vocês.

O que há de novo? Nós atualizamos nosso sistema de notificação e introduzimos um calendário de eventos para tornar o processo de agendamento mais simples e fácil.

Read More »

Get monthly advice and exclusive deals

Paper plane representing email
By subscribing you agree to UENI’s Privacy Policy and to receiving regular communications from UENI.
By clicking “Subscribe” you agree to UENI  Privacy Policy and consent to UENI using your contact data for newsletter purposes