Go back

Como conquistar avaliações no Google: um guia passo-a-passo

by The UENI Content Team
Last Updated 16 setembro, 2021

Quando o assunto é se destacar na multidão, há poucas coisas mais poderosas para pequenas empresas do que as avaliações online. De acordo com um estudo da BrightLocal, 87% dos clientes leram avaliações online sobre empresas locais em 2020, e menos da metade disse que consideraria usar uma empresa com uma classificação inferior a quatro estrelas.

Em outras palavras: você pode até tentar falar para as pessoas o quão bom o seu produto ou serviço é, mas o argumento é muito mais eficaz quando são seus próprios clientes falando por você. 

Da perspectiva do cliente, as avaliações podem dizer muito sobre uma empresa: o tipo de serviço ou experiência que eles oferecem, como a equipe se comporta com os clientes, como é a relação qualidade-preço etc.

Quanto mais avaliações no Google você recebe, melhor será para o seu negócio

Além disso, é vital que as empresas recebam avaliações cinco estrelas no Google para se diferenciar da concorrência.

Neste artigo, abordaremos:

  • A importância das avaliações no Google
  • Requisitos para começar a coletar avaliações no Google
  • Como conquistar avalições no Google

Também iremos dividir algumas dicas e truques para ajudar a aumentar o número de avaliações que você recebe de seus clientes.

Por que as avaliações no Google são importantes para sua empresa

Deixar uma avaliação no Google é um processo fácil que muitos clientes satisfeitos não verão problema nenhum em fazer. Veja por que você deve conquistar mais avaliações no Google:

  • Você obterá mais interações. 88% dos compradores lêem avaliações online e confiam neles da mesma forma que confiariam em uma recomendação de um amigo. À medida que você obtém mais avaliações no Google, mais clientes irão interagir e se envolver com sua empresa.
  • Você pode fazer mais vendas. Os compradores estão dispostos a gastar 31% a mais para comprar de uma empresa com avaliações excelentes e, em média, lerão 10 avaliações antes de se sentirem confiantes o suficiente para fazer uma compra. 
  • Além disso, melhora a classificação local. De acordo com a forma como o Google determina os rankings das empresas locais, o número geral de avaliações e a quantidade de avaliações positivas determina sua posição nos rankings de busca.
  • É publicidade gratuita. Avaliações positivas são recomendações gratuitas para sua empresa em uma das plataformas mais utilizadas e confiáveis ​​do mundo.

Requisitos para começar a obter avaliações no Google

Antes que seus clientes possam deixar um comentário sobre sua empresa no Google, há algumas coisas que você precisa resolver primeiro:

  • Seguir as políticas do Google. O Google tem algumas regras que as empresas devem seguir ao solicitar avaliações de seus clientes; mais notavelmente, uma empresa não pode oferecer recompensas em troca de uma avaliação positiva. Certifique-se de seguir essas políticas para se manter qualificado para receber avaliações no Google.
  • Crie seu perfil do Google Meu Negócio. Você precisará criar um cadastro no Google Maps e uma conta do Google Meu Negócio (GMB) junto com a verificação de propriedade da empresa antes de começar a receber avaliações de clientes.

Ainda não tem uma página do GMB? Quando você se inscreve na UENI, criaremos um site para sua empresa e também uma página do Google Meu Negócio para você.


Como obter mais avaliações no Google

Agora você está pronto para começar – veja como obter mais avaliações no Google:

1. Facilite o processo para seus clientes deixarem uma avaliação

Embora seja relativamente simples deixar uma avalição no Google, é mais próvavel que seus clientes façam isso por você se o processo for claro e direto. 

Por isso, garantir que seus clientes tenham um link direto para deixar um avaliação no Google para sua empresa deve ser sua maior prioridade.

Para os clientes UENI, obter seu link de avaliação não poderia ser mais fácil:

  • Vá para a Meus clientes guiaem seu UENI Painel De Controle.
  • Role para baixo até a seção de listagem do Google
  • Clique em Copiar URL abaixo do botão “compartilhar meu link de avaliação”.
    Você também pode copiá-lo diretamente para o WhatsApp, Facebook ou Twitter clicando no ícone.

Você pode incluir o link de avaliações do GMB em seu site, em seus e-mails, em seus recibos ou em qualquer outro lugar que você imaginar!

Se você não tem um site da UENI, mas ainda deseja saber como obter o seu link de avaliação, você pode usar o Google Localizador de IDlocal para criar um link que leva diretamente à sua seção de avaliação do GMB. Você também pode usar um encurtador de URL gratuito como o Bitly para personalizar seu link. 

Para ir mais além, você pode adicionar uma página de avaliações do Google ao seu site, não apenas para incentivar os clientes em potencial a fazer uma compra, mas também para inspirá-los a deixar suas próprias avaliações depois de interagir com sua empresa.

Ainda não tem um site? Coloque seu negócio online em menos de três dias com UENI.

2. Peça aos clientes que deixem uma avaliação no Google

A pergunta que não quer falar: como consigo mais avaliações no Google Meu Negócio, qual é o segredo? Fácil, você só precisa pedir. 

Uma maneira fácil e indireta de solicitar avaliações é criar pequenos cartões de agradecimento para incluir na embalagem do seu produto. Com esses cartões, você pode agradecer a seus clientes pelo apoio e sugerir que deixem uma avaliação no Google para que você possa continuar melhorando seus produtos e serviços.

Quando você pedir que eles avaliem você no Google, certifique-se de explicar que isso é valioso para sua empresa e para construir sua reputação online.

Outra solução para conquistas mais avaliações

Se você tiver um banco de dados de e-mails atualizado (ou seja, mais de 50% de seus clientes), envie um e-mail simples pedindo a seus contatos que deixem uma avaliação no Google. 

Geralmente é uma boa ideia pedir uma revisão entre 3 a 5 dias após a a venda/serviço ter ocorrido.

Você pode até configurar um e-mail automatizado se tiver medo de esquecer ou se tiver uma grande base de clientes. Mas não se esqueça de adicionar seu toque pessoal, pois ninguém gosta de uma solicitação de e-mail genérica.

Se o seu negócio não é muito voltado para o e-mail, opte por uma abordagem mais tradicional (cartões de avaliações, telefonemas, etc.). Além disso, não hesite em perguntar pessoalmente.

A maioria dos clientes não se importará com o pedido; muitos apreciarão que você se importe.

Você também pode pedir a qualquer fornecedor com quem trabalha para deixar um comentário sobre sua empresa. Emboranão sejam seus clientes, são pessoas com quem você trabalha regularmente. Não se esqueça de deixar um comentário para eles também!

3. Responda aos seus clientes e suas avaliações

É importante responder não apenas às avaliações positivas que seus clientes deixam, mas também reconhecer as negativas. Isso mostra aos seus clientes que você aprecia e realmente leva em conta todas as opniões.

Ser pessoal e genuíno em suas respostas ajudará a criar uma conexão entre você e seus clientes, aumentando a probabilidade de mais pessoas deixarem avaliações positivos.

Avaliações negativas podem ser benéficas. Se você responder prontamente e se esforçar para oferecer uma solução para resolver o problema do cliente, você pode potencialmente transformar uma crítica negativa em positiva. E, mesmo que você não consiga agradar aquele cliente, os outros verão que você fez tudo ao seu alcance para cuidar do problema.

Construa sua presença on-line e comece a receber avaliações no Google com a UENI 

Ocrescimento de seus negócios começa com a construção de uma presença online e a forma que você interage com seus clientes, irá ajudar muito a conquistar mais avaliações online. É muito importante deixar o processo o mais claro e direto possível, incentivando-os a deixar uma avaliação.

Construa sua marca com um site personalizado e a página do Google Meu Negócio da UENI. Comece hoje.

The UENI Content Team
The UENI Content Team are proud to help thousands of local and family-run businesses succeed by giving them a platform online. Our goal is simple: building bridges over the barriers that local businesses are facing every day.
Back To Top