Go back

Como Criar Incríveis Fotos de Serviços Dentro do Orçamento

by The UENI Content Team
Last Updated 3 dezembro, 2020
A photograph of a tailor making alterations to a women's coat.

Quando se trata de empresas em que os produtos são o foco principal, ter ótimas fotos é essencial. Você sabia que o mesmo vale para empresas em que o foco principal são os serviços? É isso mesmo, a qualidade das suas fotos afeta diretamente a probabilidade de você converter as pessoas que navegam em seu site em clientes ativos, prontos para reservar um de seus serviços.

Você encontra estudo atrás de estudo  – imagens de alta qualidade são uma parte importante do envolvimento do usuário (em outras palavras, as pessoas são mais propensas a interagir com empresas que usam fotos melhores).

Isso significa que você precisa gastar uma fortuna com um fotógrafo profissional para fazer tudo da maneira correta? Bem, você certamente pode, mas definitivamente não precisa. Neste guia, vamos ensiná-lo a obter ótimas fotos de serviços de forma barata – sem a necessidade de um tripé caro ou iluminação extensa. Apenas algumas dicas inteligentes e um pouco de know-how.

Parece bom? Vamos começar com estas 4 dicas fáceis para impulsionar seu negócio!

1. Aprenda a Explorar a Iluminação Natural

A photo of a plant arrangement facility

Boas fotos de serviço sempre possuem algumas coisas em comum, mas, acima de tudo, sempre possuem a iluminação adequada para a foto. Com um orçamento limitado, o ideal é uma boa iluminação natural – isso te ajudará a obter o melhor resultado para os seus serviços, sejam eles quais forem. Então, encontre uma sala em seu escritório ou casa com a maior janela que você puder e organize a ação que deseja retratar na frente dela.

Por que luz natural? Porque a maioria dos sensores de fotografia – quer você esteja utilizando um celular ou uma câmera digital – requerem uma boa quantidade de luz para capturar a maior quantidade de informações, o que se traduz diretamente em uma imagem melhor. Uma fonte natural de luz provavelmente fornecerá a melhor qualidade em termos de saturação, contraste e tom. 

Encontrar um bom local é fundamental para evitar imagens com sombras fortes, iluminação desequilibrada e pixelização em áreas escuras.

2. Encontre um Bom Enquadramento

A close up on professional machinery

Passe algum tempo experimentando diferentes ângulos com sua câmera e composições. É importante entender que uma boa iluminação pode ser difícil de replicar e é definitivamente uma boa estratégia tirar mais fotos do que o necessário para que você tenha mais opções depois. 

Tirar boas fotos dos seus serviços pode ser um processo experimental, mas achamos que se existe alguém que sabe o que é importante de mostrar sobre o seu negócio, é você. 

Pense nos seus clientes e o que você gostaria que eles vissem antes de contratar sua empresa. Em seguida, tente capturar esses momentos – isso pode ser qualquer coisa, desde máquinas até atendimento ao cliente, bem como qualquer coisa que represente sua marca visualmente. 

Duas coisas boas para se ter em mente é tentar fotografar com a câmera na altura dos olhos da pessoa que você está fotografando. Tente ficar relaxado e não tenha pressa – ninguém vai gostar de ver imagens borradas porque você mudou muito rapidamente de um clique para outro.

3. Organize os Elementos Dentro da Sua Imagem

A photo of a doctor's office

Quando você está tirando uma foto, geralmente existe um sexto sentido que lhe dirá se algo está errado. Isso varia de pessoa para pessoa de acordo com a estética pessoal, mas se ele aparecer, você deve confiar em seus instintos e tentar entender o que há de errado com essa imagem. 

Nesse ponto, você deve se sentir com poder para reorganizar qualquer um dos elementos que está sendo fotografado. Observe as cores, as texturas e o enquadramento e faça algumas escolhas sobre o que funciona e o que não funciona. Não hesite em remover objetos, mover móveis ou pedir às pessoas que mudem de pose, se isso significar que você estará mais perto de obter a imagem perfeita.

4. O Ambiente Conta

Photo of a barbershop with two barbers at work on their clients

Quando você pensa em maneiras de mostrar seus serviços, alguns elementos específicos provavelmente vêm à mente. Dependendo do tipo de serviço que você oferece, provavelmente você acredita que se mostrar em ação é a melhor forma de demonstrar o valor dos seus serviços. Algo que você também deve se lembrar é onde essa ação ocorre. Mostrar o tipo de ambiente em que você trabalha definitivamente afetará a visão dos seus clientes sobre o seu negócio. 

Mostrar o ambiente é uma boa ferramenta para ilustrar para o seu cliente que tipo de energia seu negócio tem. É interessante mostrar a eles o que torna seus serviços únicos e sua experiência ainda melhor.

Alguns Aplicativos Para Te Ajudar

Ter um bom embasamento nos quesitos básicos vai já vai te ajudar bastante, mas ter um bom editor de fotos ao seu alcance permitirá que você dê às suas fotos aquele toque especial. Embora você certamente possa gastar um pouco em softwares de edição de fotos, aqui estão algumas de nossas opções gratuitas favoritas. Isso mesmo, você pode obtê-los em seu telefone ou computador sem gastar um centavo.

Photo Room Studio

Para usuários da Apple e iOS, é difícil superar o Photo Room Studio quando se trata de um aplicativo de edição de fotos útil e gratuito.

O que a empresa diz:

“PhotoRoom é um aplicativo de edição de imagens que permite capturar, editar e misturar imagens editando objetos. Utilizamos inteligência artificial para cortar automaticamente o fundo e sobrepor o assunto principal sobre um fundo lindo. 

Você também pode desfocar o fundo, apagá-lo ou remover a saturação para dar um toque de cor ao item principal.”

Se você tem um iPhone ou um Mac, dê uma conferida no Photo Room Studio.

Adobe Photoshop Express

O Photoshop é um marco na indústria de edição de imagens que, como “uma Coca” ou um “um Bombril”, se tornou um nome familiar. Você já deve saber que a versão completa do Photoshop é bem cara. O que talvez você não saiba é que o Photoshop Express, especializado em celulares, é completamente gratuito. 

Com integrações que suportam imagens direto do seu hard drive,do Dropbox, Facebook e Google Fotos, o Photoshop Express funcionará com qualquer dispositivo que você esteja utilizando para armazenar suas imagens. Além disso, é muito intuitivo de usar – não é algo que você sempre pode dizer sobre a versão completa.

Fotor

Se você é o tipo de pessoa que gosta de usar o computador para edição de fotos, você então vai gostar bastante do Fotor, um editor de imagens feito para o computador que te permite retocar, adicionar efeitos e editar imagens até que estejam absolutamente perfeitas.

Além da versão para computadores, ele também funciona no Android e iPhone, portanto, não importa como você escolha trabalhar, o Fotor pode te ajudar. A versão gratuita do produto permitirá que você edite e salve seu trabalho perfeitamente (embora a versão gratuita tenha um limite de tamanho de imagem de 2.000 x 2.000 pixels e propagandas dentro do programa).

No que diz respeito aos editores de imagens de computadores, é difícil negar que o Fotor é realmente útil para pessoas que não se importam de trabalhar em seus computadores.

Finalizando!

Então aí está! Cinco dicas fáceis para aumentar o nível de profissionalismo das fotos dos seus serviços. Conforme o seu negócio for progredindo, talvez você possa querer investir em mais equipamentos ou em um fotógrafo pago, mas para empresas com um orçamento limitado ou que estão apenas começando, estas etapas podem fazer uma grande diferença entre expandir sua loja e lutar para crescer.

Uma nota rápida sobre dimensões:

Para miniaturas (thumbails), é melhor utilizar imagens que tenham pelo menos 150-200 pixels de largura, enquanto para fotos expandidas é preferível uma largura de 1600 pixels. E certifique-se de usar usar imagens no sentido horizontal (mais largas do que altas) sempre que possível!

The UENI Content Team
The UENI Content Team are proud to help thousands of local and family-run businesses succeed by giving them a platform online. Our goal is simple: building bridges over the barriers that local businesses are facing every day.
Back To Top