Como Estruturar Seu Negócio Para o Sucesso a Médio Prazo

A computer on a desk showing a line graph depicting website traffic

Você seguiu as instruções na Parte 1, e sincronizou todos os elementos de marketing a sua presença digital.

Agora você está pronto para seguir os próximo passos e construir estratégias de maior prazo. Você quer melhorar nos rankings, você quer começar a estabelecer uma reputação de excelência no seu campo, e você quer divulgar sua empresa mais além da publicidade boca a boca.

Estes serão os passos para você melhorar nos rankings. Lembre-se, diretórios de busca querem sempre dar a melhor resposta ao que os seus usuários estão procurando. Quando se trata de serviços profissionais, isso significa que negócio com muitas avaliações, uma presença online através dos diretórios respeitáveis, e cheios de detalhes e informações no site naturalmente se sairão bem.

Em outras palavras, é mais importante e realista pensar em melhorar os rankings como uma recompensa e não como uma meta. Se você fizer um bom trabalho construindo um burburinho e chamar a atenção de uma maneira correta, a melhora de posição virá. E também, seu negócio terá melhores condições com qualquer modificação no algoritmo.

Então, quando nós focamos em estratégias de médio prazo antes de atrair mais visitas ao seu negócio, sobre isso que falaremos: formas de como colocar seu negócio online em lugares que realmente interessem.

Areas de Especialização: Diretórios & Mais

A laptop on a desk open to a blank Google Search

Avaliar os melhores diretórios (além das listagens) e adicionar seu negócio a eles – quando alguém for procurar pela sua empresa, em que sites eles vão confiar além do Google? Se eles estão procurando recomendação da indústria, onde eles vão buscar? Seu negócio está lá?

Vamos parar e pensar como seu cliente por um segundo. Se você está procurando um negócio como o seu, onde você iria? Sim, você automaticamente imagina um site como o Google, mas provavelmente você não vai clicar em um primeiro anúncio e seguir de lá.

Não, você provavelmente tem alguma idéia de melhores lugares para procurar uma empresa como a sua.

Talvez seja um diretório de negócios.

Talvez seja uma página como o Reddit.

Mas talvez seja um quadro de anúncios na sua região – para cada indústria, existe um lugar onde as pessoas depositam confiança.

Diretórios de Negócios

O uso de diretórios mudou bastante durante os últimos anos. Por um longo período, eles eram uma forma fácil de conseguir backlinks para o seu site, e na era onde os backlinks eram um dos fatores mais importantes no rankeamento, era natural que todos quisessem estar na maioria de diretórios o possível.

Esses dias acabaram! Mas ainda existe uma área significativa onde os diretórios podem ser incrivelmente úteis: quando eles são realmente relevantes a sua indústria. Isso pode soar como o fenômeno de “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha”, mas tem raíz no que discutimos acima – a especialização.

Existe algum sentido em um contador estar listado no Deliveroo ou Uber Eats? Definitivamente não! Um restaurante seria listado em diretórios de contadores na região? Também não. Não importa a quanto o diretório seja bom, se não tem relação com sua empresa, não gaste seu tempo para ser listado lá.

Um exemplo bem claro é, se você é um músico que compõe trilhas para filme e televisão, faz sentido você estar nas listagens do SoundCloud ou no Bandcamp com o seu site.

Desta forma, as pessoas que se interessam em contratar seus serviços podem: A) escutar exemplos do seu trabalho; e B) encontram seu negócio em diretórios que são estándar da indústria.

Certamente, você vai querer garantir que toda presença que você tenha em diretórios profissionais é melhor detalhada o possível. Não somente você evita que pareça um spam, mas também ajuda legitimamente as pessoas que estão procurando negócios como o seu sair como uma impressão positiva.

Quando você está nos Planos Reputação ou Plus, nós podemos começar esse processo com você ajudando com sua reputação online nos diretórios mais proeminentes em que a maioria das empresas estão. É uma boa forma de começar essa fase de conseguir mais visitas a sua página.

Outras Áreas de Interesse Profissional Online

Nós mencionamos no primeiro post, quando sugerimos que você cheque os grupos de Facebook onde seu público alvo estaria. Mas a verdade é que existem muitas opções de plataformas onde as pessoas utilizam para reunir informações sobre serviços profissionais como Reddit, Quora e outras áreas de discussão, e mais as redes sociais especializadas – a mais famosa sendo o LinkedIn, que explodiu em popularidade como uma plataforma de compartilhamento de conteúdo e também um lugar onde recrutadores e empregados postam seus currículos.

Fazer postagens inteligentes, relevantes e bem pensadas nesses lugares ajuda e muito a converter leitores em clientes que venham a visitar o seu site. Existe uma frase simples para sempre ter em mente quando você for compartilhar, postar ou interagir em comunidades online: Seja Prestativo e Não Dê Spam. Se você realmente estiver ajudando as pessoas com sua expertise, elas vão responder de acordo. Caso não esteja, eles provavelmente irão levar uma imagem menos favorável do seu negócio.

Postagem Como Convidado

Postagens como convidado ou contribuições de conteúdo em outro site, é uma forma hiper especializada disso. É essencial assim como um Ted Talk ou um post no Medium – a idéia é criar conteúdos maiores que demonstrem sua expertise para um grupo de pessoas que talvez não conheçam seu negócio.

O objetivo, como você já deve imaginar, é colocar seu negócio na frente de mais olhares. Se você tiver a oportunidade de demonstrar algo que possa ajudar pessoas procurando por serviços que você providêncie, você com certeza deve fazer. Mas sempre tenha a mesma regra em mente – Seja Prestativo e Não Dê Spam.

Campanha de Avaliações no Google

A customer shaking hands with a business woman in an office

Um dos maiores diretórios empresariais hoje em dia é o Google Meu Negócio, e acho que você possa até se surpreender de pensá-lo como um diretório de empresas. Em poucos palavras, o Google Maps e as pesquisas do Google contam muito com a listagem Google Meu Negócio. Por isso ter uma listagem completa e também boas avaliações podem te ajudar e muito a receber mais visitas.

Quanto mais você tenha avaliações de qualidade na listagem do Google Meu Negócio, provavelmente o Google decidirá mostrar seu negócio para mais pessoas procurando por empresas no seu campo.

Lembre-se, o Google é o Google por causa do tamanho da confiança que as pessoas colocam no seu algoritmo de pesquisa, para que recebam um bom resultado em qualquer coisas que eles pesquisem. Se o seu negócio aparece em primeiro nas listas e tem bastante avaliações de 5 estrelas, isso vai ajudar a construir a credibilidade da sua marca, aumentar a presença dela e ainda tem relação em como seu negócio vai aparecer nos rankings do futuro.

Existem alguns modos diferentes de impulsionar suas avaliações no Google dentro do ecossistema da UENI. Para cliente no plano Reputação, temos um sistema de gerenciamento especialmente dedicado a ajudar você a lidar com as avaliações, solicitar mais dos seus clientes, e responder a qualquer avaliação nova que você tenha recebido, sendo ela positiva ou negativa.

Para clientes de outros planos, você encontrará um link para a página do seu Google Meu Negócio na Minha Área: se você mandar esse link aos seus clientes, eles poderão abrir no navegador deles e serão direcionados diretamente as avaliações do seu negócio. É perfeito para emails de acompanhamento!

Anúncios Pagos no Google

A wall with advertisements posted to it

Por último mas não menos importante, você deveria pensar em utilizar Anúncios Pagos. Nós oferecemos um voucher do Google Ads para os planos Plus e Reputação, onde você pode efetivamente duplicar o seu dinheiro.

Existem duas coisas importantes para se saber sobre anúncios pagos no Google:

1) Google Ads permite aos seus usuários colocar alvos específicos palavras chave e termos de busca, o que pode ser muito bom para expandir de uma forma inteligente.

2) você realmente precisa ter uma boa ideia de que tipo de termos de busca e palavras chave as pessoas da sua indústria usam para tirar o maior proveito disso.

É complicado o suficiente que o Google tem uma central de ajuda dedicada especificamente para o Google Ads. Mas caso você esteja interessado em aprender mais sobre as melhores maneiras de usar anúncio pagos de uma forma inteligente, nós recomendamos checar o nossa postagem sobre esse tema.

Caso esteja procurando a Parte 1 dessa série, sobre como atrair mais visitas ao seu site, clique aqui.

Caso você queira ir para a parte 3 dessa série, sobre como atrair mais visitas ao seu site, clique aqui.