A laptop screen showing off website analytics.

Photo by PhotoMIX Company from Pexels

Introdução: O que você pode fazer hoje.

Não é frustrante quando você lê guias de como aumentar as visitas do seu site que requerem semanas ou meses para poder implementar? Enquanto o planejamento a longo prazo é importante para continuar o crescimento, o fato é que existem algumas coisas específicas que você pode fazer hoje para ajudar a melhorar as visitas do seu site, até mesmo pode ser um domínio ou mudança na empresa.

Neste guia, vamos lhe mostrar algumas maneiras para que você possa garantir que seu negócio esteja em todas os lugares que ele deve estar. O que isso significa? Significa conectividade. Garantir que seu perfil profissional é uniforme e está presente nas maiores plataformas empresariais. Ter um site é ótimo, ter um pouco de presença em redes sociais também, mas integrar bem os dois vai funcionar e muito como ferramenta para aumentar o número de visitas na sua página.

Conecte sua Página do Facebook com o seu site

A woman using Facebook on her Laptop.

Photo by Kaboompics

Vamos começar pelo simples. O Facebook oferece uma forma incrível para interagir com seus clientes – porque não redirecionar os usuários do Facebook para sua página e vice versa?

Quando você cria uma Conta Empresarial, você poderá modificar a URL do seu site. Certifique-se de configurar com seu site da UENI – isto pode soar como básico, mas é um passo simples de passar batido.

Faça ainda mais: Configure uma loja no Facebook

Este passo é especialmente valioso caso você tenha uma loja com produtos físicos. Uma conta empresarial no Facebook é uma das melhores maneiras de atrair mais olhares para o seu negócio. E com as lojas do Facebook tendo sido lançadas no começo de 2020, a rede social favorita de todos se tornou uma das formas que as marcas criaram de aumentar seu panorama.

Com uma loja no Facebook, os clientes podem ver seus produtos quando eles acessam o Facebook. E eles também conseguem comprar diretamente pelo app, via DM ou pelo seu site. O resultado? Seu negócio pode interagir com os clientes quando é conveniente para eles, o que resulta na maioria dos casos em uma venda de sucesso.

Para conectar sua página, você deverá seguir esses passos no Facebook:

Antes de configurar sua loja no Facebook, você precisa se certificar que esses passos estejam habilitados.

  1. Você deve ser o Administrador no Business Manager.
  2. Sua página no Facebook e catálogo devem estar na mesma conta.
  3. Ter permissão para modificar a página e catálogos.

Caso você não veja essas opções, você deve criar uma conta no Gerenciador de Comércio para começar.

Depois disso, você pode seguir os passos no Gerenciador de Comércio para começar.

  1. Clique em Começar para ser direcionado a página de criação.
  2. No Início da configuração da seu negócio, selecione Seu Website. Clique em Começar.
  3. Na parte de escolha da seção de negócio, você verá uma lista de páginas do Facebook em que você é Administrador. Selecione a opção que você quer conectar com sua loja. Clique em Próximo/Avançar.
  4. Na seção de Detalhes da Conta, providencie um nome da conta e selecione uma conta de comércio. Clique em Próximo/Avançar.
  5. Na parte onde as pessoas podem ver seu comércio, selecione onde você deseja criar sua loja. Se você tiver uma conta de comércio no Instagram e Facebook, você pode selecionar as duas.
  6. Na seção adicionar um catálogo para exibir seus produtos, selecione um catálogo existente ou crie um novo e clique em Próximo/Avançar.
  7. Caso você já tenha um catálogo e selecionar ele, uma loja será automaticamente criada para você. Você pode escolher customizar ou publicá-la como está.
  8. Revise as informações do seu negócio, e também revise e aceite os Termos de Vendas e clique em Criar seu comércio.

Conecte o Instagram

A person using instagram at a coffee shop

Como demonstrado nos passos anteriores, ter uma conta de comércio no Facebook te habilita a conectar com o Instagram também. Isto tem valor especial para os clientes que estão vendendo produtos de impacto visual como roupas, acessórios e até comida.

Certamente você sabe que boas fotos realmente ajudam o seu negócio a se destacar no Instagram. Se você você precisar de um guia, tem um pra você nesse link.

Configurando seu Instagram:

Uma vez que você tenha configurado sua conta de comércio no Facebook e a ativado, certifique-se de atualizar seu aplicativo do Instagram para a última versão e então abri-lo de novo.

Uma vez que você esteja no Instagram, siga esses passos para habilitar seu Instagram Shopping:

  1. Vá até seu perfil e clique no ícone ☰ para abrir o menu de opções.
  2. Clique em Configurações, depois Conta, depois Comércio.

Caso você não veja a opção, a sua conta provavelmente não tenha sido aprovada no Instagram Shopping ainda. Talvez você tenha de esperar alguns dias para que o pedido seja revisado. Também é interessante checar os critérios de elegibilidade para o Instagram Comercial.

  1. Caso veja a opção comercial para empresas, clique em avançar e então selecione o catálogo de produtos da UENI para conectar com sua conta do Instagram.

Uma vez que você tenha feito isso, você poderá criar sua primeira postagem de venda.

Essas postagens são muito boas pois permitem que você marque produtos diretamente na postagem, então todos que seguem sua página podem ver o nome e preço do produto.

Divulgue & Compartilhe Seu Site

A man sitting at a desk sharing his new website across the internet

Uma vez que consiga suas contas comerciais e seu site esteja exatamente como você quer, é hora de focar na divulgação e promoção. A esta altura, você já terá mais oportunidades de aparecer nas redes sociais e buscas (pois cada listagem que você cria para o seu negócio, é mais uma boa oportunidade que as pessoas tem de te encontrar). Certifique-se de compartilhar sua página com amigos, família e clientes existentes.

Existem algumas outras formas de melhorar sua marca. Já que você acabou de configurar sua conta comercial no Facebook, talvez seja válido usar a ferramenta de busca do Facebook para filtrar grupos – utilize palavras-chave relacionadas a seu negócio ou a seus clientes para achar grupos que sejam relevantes para você.

Imagine o tipo de audiência alvo que você quer atingir. Você pode procurar grupos ao seu redor que talvez sejam fãs de esportes por exemplo. Existem vários grupos de esportes no Facebook. Uma vez que você esteja lá, você pode divulgar tudo sobre seu site e redirecionar visitas para você – você pode até mesmo oferecer uma promoção a esse grupo.

Mesmo que você não possa promocionar seu negócio diretamente (muitos grupos proíbem isso), você ainda pode compartilhar seu conhecimento sobre a indústria, o que pode encorajar pessoas a checar seu negócio.

Alternativamente, você pode começar seu próprio grupo no Facebook, mesmo que você precise construir um grupo de seguidores postando conteúdo informativo e relevante.

Faça Ainda Mais: Crie Promoções

Usar suas listas otimizadas para divulgar promoções pode ser uma ótima forma de atrair novos olhares a sua página. Uma das táticas mais comuns de engajamento promocional é o FOMO, sigla em inglês para Medo de estar perdendo alguma coisa.

Este estilo de marketing se refere a gerar nos seus clientes o desejo de aproveitar de uma oportunidade antes que ela escape. Muitas pessoas preferem comprar por impulso do que se lamentar que perderam uma oportunidade.

Digamos que você esteja pensando em comprar um carro. Você tem uma idéia geral de veículo que você deseja e quanto você pode gastar. De repente, você se depara com um anúncio no Facebook sobre uma grande promoção em uma loja de carros perto de você.

Você vê exatamente o carro que você quer. Mesmo que você não queria se comprometer com a compra agora, sua FOMO (vontade de comprar) vai estar te impulsionando.

Em outras palavras, o consumidor sempre tem medo de perder alguma boa oportunidade de economizar dinheiro pois talvez ele possa nunca a encontrar de novo. Esse é o conceito de marketing FOMO.

Faça Ainda Mais: Exiba seu site em toda forma de divulgação que tiver

Essa é uma forma clássica de divulgar seu negócio – certifique-se de que o link URL esteja bem representado em toda forma de promoção do seu negócio, desde assinaturas de email até cartões e redes sociais.

Este é o maior ponto de ter um domínio próprio na verdade. Você está construindo a reputação do seu negócio (demonstrando que você é sério e profissional) e ajudando no reconhecimento do seu nome. E é por isso que você tem que se certificar que seu URL é o mais próximo ao nome da sua empresa o possível. 

Mais importante ainda, você quer que as pessoas se lembrem do seu site quando elas pensarem no seu negócio. Por isso que aconselhamos a colocar no seu domínio tudo que seja acessível aos clientes. É a presença online por trás da sua marca, então porque não colocar a melhor opção?

Você sabe que existe um certo esforço na hora de divulgar seu negócio e que provavelmente você já tenha alguma forma de divulgação ativa. Talvez seu negócio esteja no Linkedin ou tenha uma conta no Twitter, ou até mesmo você deixa um cartão de visitas toda vez que termina um trabalho. Qualquer forma que os clientes tenham de encontrar seu negócio, seja online ou offline, eles deveriam ter acesso a URL do seu site.