Go back

Como Criar Fotos de Produtos Incríveis Dentro do Orçamento

by The UENI Content Team
Last Updated 29 outubro, 2020
A sports bra, shorts, and running shoes expertly arranged for Product Photography

você converter as pessoas que navegam em sua loja online em cliente ativos prontos para comprar? É verdade! Você pode ler aqui sobre como 93% dos consumidores consideram a aparência visual como o fator decisivo em uma compra. Você pode encontrar diversos estudos que dizem mais ou menos a mesma coisa – imagens de alta qualidade são uma parte importante do envolvimento do usuário (em outras palavras, as pessoas são mais mais propensas a interagir com fotos melhores).

Isso significa que você tem que gastar uma fortuna com um fotógrafo profissional para fazer tudo da maneira correta? Bem, você certamente pode, mas definitivamente não precisa. Neste guia, vamos ensiná-lo a obter ótimas fotos de produtos com baixo custo – sem a necessidade de um tripé caro ou diversos equipamentos de iluminação. Apenas com algumas dicas inteligentes e um pouco de conhecimento, você vai obter fotos de qualidade profissional. 

Parece bom? Vamos então começar com estas 5 dicas fáceis para iniciar seu negócio com o pé direito.

1. Aprenda a Amar Sua Luz

A well lit photo of kitchen clothing, ready to be sold.

Boas fotos de produtos sempre possuem algumas coisas em comum, mas, acima de tudo, sempre possuem a iluminação adequada para a foto. Com um orçamento limitado, o ideal é ter uma boa iluminação natural – isso te ajudará a obter o melhor do seu produto, seja ele qual for. Portanto, encontre uma sala em sua loja ou casa com a maior janela que você puder e monte uma superfície fotográfica ao lado dela. Pode ser uma mesa de centro, uma mesa de jantar ou qualquer outra coisa. 

Por que luz natural? A maioria dos produtos, desde joias a telefones e praticamente qualquer outra coisa, possuem algum tipo de brilho refletivo. É por isso que a maioria das fotos que você tira com seu telefone com o flash ligado você acaba tendo um resultado com sombras fortes e áreas com muito reflexo. Por isso, queremos utilizar o sol como fonte de luz indireta: permitindo a foto ter muitos detalhes e não parecer amadora.

2. Encontre uma Base Estável para a Sua Câmera

A cat in front of a camera, positioned as if to take a picture

É neste quesito em que quase todos os outros guias de fotografia de produto dirão para você entrar na Amazon e gastar uma fortuna em um tripé de alta qualidade. Porém, para dar crédito a eles, se você realmente puder comprar um, eles, de fato, são um bom investimento.

Por que? Como qualquer pessoa que já tentou tirar uma foto – especialmente uma foto de perto ou com mais detalhes – pode dizer, o tremor da câmera é o pior. Não importa o quanto você tente evitá-lo, qualquer oscilação em suas mãos pode resultar em uma foto borrada ou sem foco. Isso é exatamente o que estamos tentando evitar quando estamos criando nossas fotos.

Mesmo que você não compre um tripé, você precisará ter um livro, uma mesa ou algum tipo de suporte estável para que você possa utilizar para apoiar o telefone. Assim você terá a certeza de que sua câmera estará estável. 

Claro, uma grande vantagem de um tripé é que ele sempre permanecerá no lugar. Se você estiver apoiando seu telefone em uma pilha de livros ou algo semelhante, certifique-se de que ele permaneça no mesmo lugar durante todo o processo. Isso adicionará consistência às fotos do seu produto e manterá a nitidez em todas as fotos. 

Diga adeus ao movimento da câmera e olá às vendas!

3. Prepare uma Superfície Branca ou Escura

Isso pode ser tão simples quanto um pedaço de papel branco – mas para qualquer foto de produto, você geralmente vai querer um fundo que não interaja com as cores do que você está fotografando, e isso geralmente significa utilizar um fundo branco ou um fundo escuro atrás dele. 

Mas sejamos claros: isso não precisa ser mais complicado do que uma folha de papel em branco. Se você realmente quiser usar lightboxes, você pode, mas para fotografar com baixo custo, um fundo de papel branco ou uma cartolina em uma superfície perto de uma janela e um pouco de luz natural já fará com que você percorra 95% do caminho. 

É importante ter em mente que a câmera do seu telefone irá detectar texturas ou inconsistências no seu plano de fundo, e é por isso que você não pode simplesmente colocar seus produtos contra uma parede branca ou escura e achar que isso vai ser suficiente. No entanto, se você der uma olhada na imagem acima, perceberá que isso às vezes pode funcionar ao seu favor, principalmente se você deseja criar uma vibe de lifestyle com suas imagens.

4. Tire Fotos de Diferentes Ângulos

A product photo of a picture frame placed on a counter top

Como um grande filósofo uma vez disse: “Mais não pode ser menos. Mais é mais.” O mesmo se aplica para fotos de produtos: as pessoas simplesmente não se cansam! Mesmo que você não utilize todas as suas fotos em sua lista de produtos, você sempre vai preferir ter muitas fotos para poder escolher do que poucas. 

Os ângulos específicos serão determinados pelo que você está fotografando – para uma peça de roupa, como por exemplo, uma calça jeans, você normalmente vai querer tirar fotos da frente, de trás, do lado e de uma pessoa (ou manequim) vestindo o item à venda. O mesmo vale para joias: pelo menos uma foto de frente, uma foto em um ângulo diferente e uma foto mostrando como o item fica em uma pessoa. Coloque-se no lugar de alguém que acabou de encontrar sua loja. O que você gostaria de ver se fosse comprar um de seus produtos? Isso o ajudará a orientá-lo na direção correta quando se trata de tirar fotos.

5. Agrupe Seus Produtos Para Ter Variedade

Você possui alguns produtos que ficam bem juntos? Tire uma foto do conjunto e exiba-os! Isso não apenas interromperá o fluxo de fotos de produtos individuais em um fundo branco (ou escuro), mas também pode encorajar as pessoas que navegam na sua página a adicionar mais de um produto ao carrinho. 

Como regra geral, você deseja que a maioria de suas imagem seja apenas de um produto, mas uma ou duas fotos diferenciadas – que representam um estilo de vida – podem ajudar a exibir a versatilidade de seus produtos e dar ao cliente uma ótima ideia do que ele está comprando. 

Alguns Aplicativos Para Te Ajudar

Ter um bom embasamento nos quesitos básicos vai já vai te ajudar bastante, mas ter um bom editor de fotos ao seu alcance permitirá que você dê às suas fotos aquele toque especial. Embora você certamente possa gastar um pouco em softwares de edição de fotos, aqui estão algumas de nossas opções gratuitas favoritas. Isso mesmo, você pode obtê-los em seu telefone ou computador sem gastar um centavo.

Photo Room Studio

Para usuários da Apple e iOS, é difícil superar o Photo Room Studio quando se trata de um aplicativo de edição de fotos útil e gratuito.

O que a empresa diz:

“PhotoRoom é um aplicativo de edição de imagens que permite capturar, editar e misturar imagens editando objetos. Utilizamos inteligência artificial para cortar automaticamente o fundo e sobrepor o assunto principal sobre um fundo lindo. 

Você também pode desfocar o fundo, apagá-lo ou remover a saturação para da um toque de cor ao item principal.”

Se você tem um iPhone ou um Mac, dê uma conferida no Photo Room Studio.

Adobe Photoshop Express

O Photoshop é um marco na indústria de edição de imagens que, como “uma Coca” ou um “um Bombril”, se tornou um nome familiar. Você já deve saber que a versão completa do Photoshop é bem cara. O que talvez você não saiba é que o Photoshop Express, especializado em celulares, é completamente gratuito. 

Com integrações que suportam imagens direto do seu hard drive,do Dropbox, Facebook e Google Fotos, o Photoshop Express funcionará com qualquer dispositivo que você esteja utilizando para armazenar suas imagens. Além disso, é muito intuitivo de usar – não é algo que você sempre pode dizer sobre a versão completa.

Fotor

Se você é o tipo de pessoa que gosta de usar o computador para edição de fotos, você então vai gostar bastante do Fotor, um editor de imagens feito para o computador que te permite retocar, adicionar efeitos e editar imagens até que estejam absolutamente perfeitas.

Além da versão para computadores, ele também funciona no Android e iPhone, portanto, não importa como você escolha trabalhar, o Fotor pode te ajudar. A versão gratuita do produto permitirá que você edite e salve seu trabalho perfeitamente (embora a versão gratuita tenha um limite de tamanho de imagem de 2.000 x 2.000 pixels e propagandas dentro do programa).

No que diz respeito aos editores de imagens de computadores, é difícil negar que o Fotor é realmente útil para pessoas que não se importam de trabalhar em seus computadores.

Finalizando!

Então aí está! Cinco dicas fáceis para aumentar o nível de profissionalismo da sua fotografia de produto. Conforme o seu negócio for progredindo, talvez que possa querer investir em mais equipamentos ou em um fotógrafo pago para seus produtos, mas para empresas com um orçamento limitado ou que estão apenas começando, estas etapas podem fazer uma grande diferença entre expandir sua loja e lutar para crescer.

Uma nota rápida sobre dimensões:

Para miniaturas (thumbails), é melhor utilizar imagens que tenham pelo menos 150-200 pixels de largura, enquanto para fotos expandidas é preferível uma largura de 1600 pixels. E certifique-se de usar usar imagens no sentido horizontal (mais largas do que altas) sempre que possível!

The UENI Content Team
The UENI Content Team are proud to help thousands of local and family-run businesses succeed by giving them a platform online. Our goal is simple: building bridges over the barriers that local businesses are facing every day.
Back To Top