Como melhorar a posição no Google: estratégias diretas para proprietários de pequenas empresas

O Google possui uma fatia de mercado extraordinária do setor de pesquisa online, chegando a quase um monopólio. O gigante do mecanismo de pesquisa processa 3,5 bilhões de consultas todos os dias, o que se traduz em mais de 90% das pesquisas globais na Internet. Indo para esse número, pelo menos 90% da sua estratégia de Otimização de mecanismo de busca (SEO) precisa se concentrar em descobrir como obter uma classificação mais alta no Google.

Como melhorar a posição no Google

Se você é proprietário de uma pequena empresa, isso pode consumir um tempo e uma energia incalculável. Com sua grande escala, recursos em constante evolução e cantos ocultos misteriosos, o Google cria um labirinto assustador para os navegadores de busca mais experientes navegarem. Existem centenas de fatores conhecidos (e ainda alguns desconhecidos) que determinam o local da sua página em uma determinada pesquisa no Google. Pode ser difícil saber por onde começar.
Na UENI, temos tudo a ver com as pequenas empresas a exposição que elas merecem. Além de criar sites gratuitos a partir do zero em dez dias, também otimizamos sites para a pesquisa local do Google. Isso significa que passamos muito tempo estudando e entendendo como o gigante das pesquisas realmente funciona.
Nesta postagem, oferecemos alguns pontos de partida para ajudar você a ficar à frente da concorrência e mostrar como obter uma classificação mais alta no Google. A primeira parte deste artigo oferece uma cartilha sobre o que você precisa saber sobre como a pesquisa do Google funciona:

  • Como melhorar a posição no google ou: o que é SEO e por que eu preciso?
  • Tudo sobre algoritmos: como o Google determina sua classificação na pesquisa?

Na segunda parte da postagem, compartilhamos cinco estratégias ​​que você precisa usar para tentar melhorar a visibilidade da pesquisa:

  • Preparando o site para o zero
  • Vinculando-se ao tráfego de pesquisa local
  • Calibrando suas palavras-chave
  • Produzindo conteúdo SEO de qualidade na página
  • Aprendendo a usar o tipo certo de links

Ccomo melhorar a posição no Google ou: o que é SEO e por que eu preciso?

SEO (otimização de mecanismos de busca) visa melhorar a quantidade de tráfego que você atrai para o seu site através dos mecanismos de busca. Você faz isso melhorando a classificação do seu site para determinadas frases de pesquisa. Quanto mais alto você estiver na página, maior será a probabilidade de os usuários clicarem no seu site. Ao gerar os leads certos dessa maneira, você aumentará suas vendas.

Os benefícios de levar sua empresa ao topo das SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) são enormes. Simplificando, SEO tem tudo a ver com ganhar vantagem competitiva. Os usuários de mecanismos de pesquisa raramente vão além da primeira página de resultados e a maioria acaba clicando em um dos 5 principais resultados. Se você não está no topo da página, está perdendo tráfego e, finalmente, dinheiro.

Existem benefícios adicionais para as boas práticas de SEO: crescimento orgânico do tráfego, melhor experiência do usuário e maior confiança no site. Em suma, SEO consistente ajudará seu site (e sua empresa) a crescer exponencialmente.

Vamos entender os principais fatores que afetam sua posição de pesquisa no Google.

Tudo sobre algoritmos: como o Google determina sua classificação na pesquisa?

Aprender a obter uma classificação mais alta no Google começa com uma compreensão de como ele prioriza sites e páginas individuais. A principal coisa que você precisa saber sobre o algoritmo de pesquisa do Google é que ele está em constante evolução. Somente em 2018, sua equipe de especialistas fez mais de 3000 alterações na forma como classifica as páginas. Manter-se atualizado dessas alterações é importante, mas você provavelmente pode deixar os detalhes mais precisos para especialistas (e nerds como nós) debaterem.


Se você está começando no SEO, há alguns recursos concretos nos quais pode se concentrar para subir no ranking. Os princípios do Google são usabilidade, relevância e utilidade. Veja como o mecanismo de pesquisa mede essas coisas.

Relevância

  • Palavra-chave: Estes são os fundamentos da sua estratégia de SEO, sinalizando a relevância da sua página para possíveis pesquisadores. Encontrar a estratégia da palavras-chave certa é a chave para o sucesso do SEO. Uma dimensão é a densidade de palavras-chave: ou melhor, com que frequência um termo aparece na sua página. Mais importante ainda é onde esse termo aparece. Além de medir a frequência, o Google considerará isso um sinal de maior relevância se isso aparecer nos cabeçalhos da página ou na meta descrição (o snippet que os usuários veem no SERP). Da mesma forma caso o termo de pesquisa estiver nas primeiras 100 palavras do seu conteúdo.
  • Taxa de cliques (CTR): Este é mais direto. Se muitas pessoas estão escolhendo sua página, é provável que esteja atraindo essa atenção toda por um motivo, certo? É assim que o algoritmo o vê. Você precisa garantir que as pessoas queiram clicar no seu site quando o visualizarem em uma pesquisa no Google. A chave aqui é criar uma meta descrição atraente (a descrição da página que os usuários veem na página de resultados) e um título atraente.
  • Idade da página: O Google prioriza novos conteúdos, embora as páginas antigas atualizadas regularmente também possam ter bom desempenho. Isso torna importante manter um fluxo regular de conteúdo como parte de qualquer estratégia de SEO.
  • Métrias em redes sociais: com que frequência as pessoas compartilham a página no Facebook, Twitter, Instagram? Todos esses compartilhamentos também estão criando links; portanto, os perfis de onde eles vêm são tão importantes quanto o volume. O Google favorece contas com maior número de seguidores.

Utilidade

  • Links: Abordaremos isso muito mais tarde, mas trata-se de um equilíbrio entre quantidade e qualidade. O Google gosta de links internos e externos, conectados a sites oficiais com alto grau de confiança.
  • Tempo de espera: quanto tempo as pessoas gastam no seu site depois de clicar em uma pesquisa no Google? O algoritmo favorece sites que mantêm os usuários em seu domínio por um longo tempo. O conteúdo é a chave aqui novamente. Você precisa criar um acúmulo de conteúdo envolvente e aprofundado que mantenha os usuários do site todo o caminho até o final da página.
  • Qualidade do conteúdo: O Google diz que sua prioridade número um é vincular seus usuários a um conteúdo que forneça o maior valor possível. Em 2019, a qualidade é o padrão-ouro do SEO e o algoritmo de pesquisa do Google tem várias preferências embutidas quando se trata de medir isso. Nós os revisaremos mais detalhadamente mais tarde.

Usabilidade

  • Taxa de rejeição: sua taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que saem do site depois de visualizar apenas uma página. Há um pouco de debate na comunidade de SEO sobre isso, com o Google afirmando que não é explicitamente classificado com base nisso. No entanto, existe uma forte correlação entre taxas de rejeição mais baixas e classificações de pesquisa mais altas. A redução da taxa de rejeição pode não aumentar diretamente sua classificação, mas provavelmente o que você melhorar no processo aumentará.
  • Velocidade de carregamento da página: O Google analisa a rapidez com que o conteúdo é carregado em uma determinada página da web via HTML e Chrome.
  • Usabilidade móvel: você será recompensado com um aumento na classificação por ter um site otimizado para navegadores de celular.
  • Estrutura do site: sua codificação é perfeita? O layout do site é fácil de usar? Quão bom é o tempo de atividade do servidor? Fatores técnicos como esses são tudo o que o Google analisa.

Esses são apenas alguns dos fatores mais óbvios que influenciam em como melhorar a posição no Google. Vamos considerar como melhorar esses recursos e muito mais em nosso guia simples sobre como melhorar a posição no google. Eis o que aprendemos para ajudá-lo a enfrentar o desafio de competir por atenção no espaço online.

Preparando o site do zero

Fatores técnicos desempenham um papel importante na classificação das suas páginas da web. Como já observamos, a velocidade de carregamento da página é importante quando se trata de sua classificação no Google. Também tem um grande impacto na sua taxa de conversão. Há alguns anos, a BBC informou que a maioria das pessoas não espera mais de três segundos para carregar uma página de compras.


Existe uma correlação direta entre a rapidez com que seu site é carregado e o volume de suas vendas online. Você não deseja que seus clientes retornem do seu site devido à baixa velocidade da página.
Preparar o site para o zero não é apenas velocidade turbo no site. Também se refere à experiência geral do usuário (UX). Você quer a navegação mais fácil e rápida como uma quadra de futsal, em vez da força bruta de um carro de F1.


Em dez dias ou menos, a UENI pode criar um site de ajuste personalizado que oferece uma navegação suave e rápida, com custo zero para você. Se isso já parece bom demais para ser verdade, também otimizamos seu site usando os métodos discutidos neste guia (e muitos outros mais) para melhorar sua classificação no Google e levá-lo à pole position para pesquisas locais.

Verifique sua velocidade atual

Você pode usar ferramentas gratuitas como Pingdom e Google PageSpeed ​​para verificar a velocidade do seu site e descobrir quanto tempo as páginas estão demorando para carregar. Lidar com páginas de carregamento lento é sua primeira prioridade. De maneira mais geral, você deve sempre procurar novas maneiras de melhorar a velocidade do site como parte da experiência do usuário. Concentre-se em diminuir sua taxa de rejeição e aumentar seu tempo de permanência.

Otimizar imagens

Use um programa de edição de imagens para compactar suas fotos e salvá-las como o tipo de arquivo apropriado para a tarefa em questão. O objetivo final é a experiência do usuário, então você deve pensar em velocidade e estilo. É sobre a aparência da página e o desempenho da página. Visuais ruins são quase tão propensos a afastar as pessoas quanto a velocidade de carregamento ruim.


É fácil encontrar um equilíbrio entre o desempenho da página e a qualidade das suas imagens quando você sabe como. Para exibir fotos maiores, o JPEG é provavelmente a melhor opção, oferecendo cores e nitidez decentes com bom desempenho para inicializar. O SVG oferece algumas funcionalidades úteis para um logotipo: transparência de fundo etc.


Lembre-se de usar também palavras-chave no nome do arquivo e na tag da imagem alternativa ao fazer upload de imagens para o seu site.

Melhore a experiência do usuário móvel (UX)

À medida que a capacidade de processamento de telefones celulares aumenta, aumenta também o número de pesquisas por telefone celular. O Google está constantemente tentando refletir isso em seu ranking de pesquisa, priorizando sites com bom desempenho em dispositivos móveis.
Você pode executar o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver se suas páginas são consideradas utilizáveis ​​em navegadores móveis. Siga-o com o teste de velocidade do site para celular do Google, que analisará a velocidade de carregamento de uma página média e dará ao seu site uma classificação geral da funcionalidade para celular. Ele também oferecerá recomendações específicas sobre como melhorar seu site para usuários móveis.


A longo prazo, alguns recursos específicos que você pode implementar para melhorar seu SEO para dispositivos móveis são: pop-ups compatíveis com dispositivos móveis, configurando AMP (páginas móveis aceleradas) e concentrando-se em consultas de pesquisa por voz.

Obter um certificado SSL

A obtenção de um certificado de segurança para o seu site dará aos usuários uma conexão segura nas páginas em que compartilham informações pessoais. Se você estiver processando transações online, isso é obrigatório.
Para a maioria das pequenas empresas, o SSL de validação da organização fará o trabalho.

Implementar o cache do navegador

Sempre que um navegador carrega uma página da Web, ele está baixando informações para exibir palavras, imagens e outros enfeites. O cache do navegador armazena informações localmente no computador do usuário, para que não precise ser carregado do zero quando eles navegam para a próxima página. Essa é uma maneira fácil de acelerar o site, mas requer algum conhecimento de codificação.

Facilite a leitura do seu site para o Google com um sitemap

Um sitemap é um arquivo XML que lista todas as páginas da web em seu site, bem como sua estrutura. A idéia aqui é que você use isso para direcionar os rastreadores do Google para o conteúdo que você deseja que eles vejam. Em um jogo em que pequenas vantagens são importantes, ter uma delas dará a você um pequeno impulso no SEO. Uma ferramenta gratuita que você pode usar para fazer isso é XML-sitemaps.com.


Com todas essas mudanças técnicas, vale a pena considerar a opção de ajuda profissional. Isso é ainda mais importante se você deseja melhorar seus negócios em grande escala.

Vinculando-se ao tráfego de pesquisa local

Se você é uma pequena empresa física, a pesquisa local será seu principal canal de vendas. Colocar sua empresa na frente das pessoas locais que usam o Google para pesquisar um tipo de produto ou empresa tem duas vantagens distintas em relação à pesquisa orgânica geral.
Primeiro, é mais fácil subir no ranking local porque há menos concorrência de alto nível. Em segundo lugar, você irá atrair pessoas próximas ao ponto de venda (tanto psicológica quanto geograficamente).

Lista em diretórios locais

Seu primeiro passo para a classificação é ser listado nos diretórios de pesquisa de empresas locais, como Yelp, Yell, Craigslist, Qype e Bing Places.
Crie listagens em cada site e mantenha as informações da sua empresa completas, estruturadas e atualizadas. Inclua o nome da sua empresa, seus endereços físicos e de e-mail, seu número de telefone (com código de discagem local). Verifique se todas essas informações estão no seu site e seja consistente com a formatação.


O desafio aqui é garantir que você esteja listado em todos os lugares em que as pessoas possam pesquisar razoavelmente seu tipo de empresa. No Reino Unido, existem mais de 50 sites importantes a serem considerados. Nos EUA, o número é mais alto ainda. Fora da gama de pesquisa do Google, também vale a pena pensar em listar em diretórios verticais relevantes para sua localização e / ou nicho. Por exemplo, o aplicativo de restaurante vegano HappyCow pode ser um diretório útil para restaurantes que buscam atingir comedores de vegetais.

Configurar loja com o Google Meu Negócio

Qualquer estudo de como obter uma classificação mais alta na pesquisa local do Google seria incompleto se não mencionasse o Google Meu Negócio (GMB). Para uma visão geral abrangente de como aproveitar essa ferramenta vital para pequenas empresas, confira nosso guia completo no Google Meu Negócio.


Ter uma listagem no GMB verificada dará visibilidade e credibilidade instantâneas à sua empresa, colocando você na frente dos compradores nas proximidades. A classificação em pesquisas locais relevantes significa que o Google Maps literalmente direcionará as pessoas para sua porta.
Depois que sua página é exibida na pesquisa local, você precisa se destacar na competição. Todas as coisas que já discutimos são fatores de classificação aqui, até certo ponto.


Para pesquisa local, a melhoria mais fácil que você pode fazer é na sua página GMB. Quando você obtém acesso, pode verificar e atualizar as informações da empresa (endereço, horário de funcionamento, número de telefone, email), mostrar sua loja com imagens e acompanhar as análises dos usuários.

Mantenha as informações consistentes e abrangentes

Verifique se a página GMB e o site têm o nome da empresa, endereço físico, email, número de telefone (com código de área local). Essas credenciais são algumas vezes conhecidas como NAP. A formatação consistente dessas informações tornará sua empresa mais reconhecível nos diferentes diretórios.


Um bônus adicional de ranqueamento local é que a maioria dos diretórios tem a opção de incluir um link para o seu site. Simplificando, esses também são backlinks de qualidade que darão ao seu site algum valor útil para o link.


Uma dica final é garantir que você incorpore suas informações comerciais no local como texto sem formatação, e não como parte de uma imagem, para que fique legível para os rastreadores do Google que analisam seu site.

Obter comentários

A geração de comentários mostrará que sua empresa está aberta e gera interesse local. Se você estava abrindo um novo café, considere oferecer cafés gratuitos em troca de avaliações de usuários da GMB para começar.
Envolver-se com elogios e reclamações de clientes é um dos seus deveres diários como proprietário de uma pequena empresa. A boa notícia é que fazer isso regularmente no Google pode dar a você um impulso na classificação da pesquisa local.

Certifique-se de que suas meta tags, títulos e imagens tenham uma idéia clara do que você faz

Os clientes em potencial devem saber o que e onde sua empresa está com suas meta tags, títulos e imagens. As meta tags são os snippets que você vê quando sua empresa é exibida na pesquisa local e seu título é a descrição clicável acima dela.


Se sua loja estiver próxima e parecer adequada, você pode fazer uma venda rápida. Boas imagens da equipe, dos produtos e da loja em operação darão a impressão de uma empresa respeitável.

Incorpore o Google Maps à sua página de contato

Tendo isso em sua página de contato, as pessoas podem clicar diretamente para encontrar direções para sua localização exata. Isso não oferece um aumento instantâneo na classificação, mas é outra rota para o clique na sua página GMB e, portanto, uma avenida para mais avaliações.

Calibrando suas palavras-chave

Palavras-chave são a base de toda a sua atividade de SEO. Elas são uma das ferramentas mais importantes para obter uma classificação mais alta e colher os benefícios. Criar uma estratégia de palavras-chave tem como objetivo identificar quais consultas estão gerando tráfego para o seu site e como você pode gerar novos hits a partir de pesquisas relacionadas. Como uma visão geral, o processo será mais ou menos assim:

  • Avaliando as classificações de pesquisa atuais
  • Pesquisa por palavra-chave
  • Localizando palavras-chave de cauda longa para segmentar
  • Distinguir palavras-chave informativas e comerciais
  • Como alimentar palavras-chave no conteúdo

Pesquisar estratégia de marketing

A primeira etapa é descobrir onde o seu site está atualmente classificado no Google para termos específicos. Para fazer isso, você precisará usar as ferramentas de pesquisa online. O Semrush mostra todas as palavras-chave que um site classifica atualmente e quais delas estão gerando mais tráfego. Basta digitar seu nome de domínio e escolher um país para descobrir de onde o site está saindo em pesquisas específicas.


Qual é o objetivo aqui? Para identificar os termos de destino (palavras-chave) para os quais você pode subir na classificação. Mover da página 2 para a página 1 de uma pesquisa no Google pode significar um aumento modesto nos visitantes do site. O grande crescimento ocorrerá quando você conseguir impulsionar seu site para os cinco principais resultados de uma determinada pesquisa. Aqui está como você faz isso.

Pesquisa por palavra-chave

Existem muitas opções, como o SEMrush, para entender as palavras que as pessoas usam para encontrar seu site. O Planejador de palavras-chave do Google é outro. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave como essas podem fornecer dados sobre as palavras-chave escolhidas: volumes mensais de pesquisa, concorrência, quanto dinheiro outras empresas estão gastando com elas.


O melhor de tudo é que eles podem ajudá-lo a descobrir pesquisas semelhantes para segmentar. Se você estivesse comercializando uma nova barra de chocolate vegana, poderia inserir ‘chocolate vegano’. Isso geraria pesquisas relacionadas, como “onde comprar barra de chocolate com leite vegana” ou “melhor barra de chocolate vegana”.


Obviamente, acessar dados precisos de palavras-chave do Google terá um preço. Se você está tentando fazer SEO com poucos recursos, existem algumas ótimas ferramentas gratuitas por aí que fazem um trabalho semelhante ao Planejador de palavras-chave do Google. Três opções de partida que ajudarão você são o atendimento ao público, o rastreador de classificação e o Google Trends.


Ao iniciar o SEO, concentre-se em segmentar pesquisas mais específicas. Os melhores termos para se concentrar são aqueles com baixa concorrência e volumes de pesquisa decentes. O atendimento a essas consultas mais específicas permite que seu site construa reputação e confiança, para que você possa classificar as pesquisas mais populares no futuro.

Palavras-chave de cauda longa

Se você é uma pequena empresa, outra dica profissional é se concentrar nas frases mais específicas que os consumidores usam quando estão perto do ponto de compra. Por exemplo, “onde comprar barra de chocolate com leite vegano”. Essas palavras-chave de cauda longa segmentam clientes que já têm uma ideia mais específica do que estão procurando.


Mais exatamente, essas pesquisas provavelmente serão menos competitivas e mais fáceis de invadir. As principais marcas gastam grandes quantias de dinheiro para se manterem à frente do jogo e se concentrar em palavras-chave muito competitivas. É melhor conseguir 10 usuários por mês do que investir tempo e energia na busca de palavras-chave monopolizadas por empresas maiores.


Acima de tudo, se você puder mostrar ao Google que seu site é capaz de corresponder à intenção do pesquisador ao entender palavras-chave de cauda longa, isso ajudará você a aumentar a reputação de longo prazo do site e facilitar a escalada nas classificações.

Palavras-chave informativas e comerciais

Ao pesquisar palavras-chave, ajuda a pensar na intenção do usuário; em outras palavras, por que essa pessoa está usando esse termo? Eles estão procurando informações gerais ou estão procurando comprar? Se você pode corresponder a essa intenção, está aumentando a utilidade do seu site.
Trata-se de descobrir onde cada termo de pesquisa coloca seu possível comprador no funil de vendas. No exemplo acima, “alternativas de chocolate vegano” é uma palavra-chave informativa mais geral. Alguém que pesquisa isso provavelmente está procurando saber mais sobre quais produtos estão em oferta antes de comprar.


Uma pesquisa como “onde comprar barras de chocolate com leite vegano” indica a intenção de compra; o usuário já sabe que este produto existe e está procurando comprá-lo. Esta é uma palavra-chave comercial. Palavras como “comprar”, “comprar”, “negociar”, “cupom” e “comprovante” geralmente sinalizam a intenção de compra quando usadas em conjunto com o nome de um produto.


Você precisa pensar nos dois tipos de palavras-chave quando se trata de criar seu site e SEO na página. O foco em palavras-chave informativas ajudará você a criar confiança e reputação em sua marca. As palavras-chave comerciais geralmente têm melhores taxas de conversão, portanto, ajudam a levar para casa o bacon.

Produzindo conteúdo SEO de qualidade na página

Depois de entender as perguntas que sua base de clientes está fazendo (por meio de pesquisa de palavras-chave), você pode começar a fornecer respostas úteis. Às vezes, a melhor resposta pode ser o produto certo, ou seja, o seu, mas você também precisa convencer seu público-alvo de que é um nome confiável na área escolhida. Isso significa desenvolver uma estratégia de conteúdo que tenha como alvo palavras-chave comerciais e informativas.


A resposta mais simples para a pergunta mais frequente “como melhorar a posição no google?” é conteúdo, conteúdo, conteúdo. Na sua essência, o Google procura vincular os usuários ao conteúdo que lhes oferece maior valor. Em 2020, o conteúdo de qualidade é o padrão-ouro do SEO.

Publique regularmente

Criar conteúdo é talvez o método mais importante para melhorar seus rankings de pesquisa e aumentar o tráfego orgânico. Use as palavras-chave que você identificou como boa.

Crie conteúdo permanente com o valor do usuário

Quando se trata de escrever, não há problema em se inspirar em outro lugar. A pesquisa do Google em si é um bom ponto de partida. Confira a competição: quais páginas existentes são exibidas quando você pesquisa seus termos segmentados? Você pode adicionar algo a isso? A inserção das palavras-chave de cauda longa escolhidas no Google Ads pode validar os volumes de pesquisa ao longo do tempo para os termos especificados. Se eles gerarem pesquisas por um longo período, vale a pena focar.


O objetivo é dar uma reviravolta nos artigos existentes, de maneira ideal, de acordo com sua experiência nos negócios. O conteúdo online é uma ótima oportunidade para mostrar os recursos da sua empresa e convencer os clientes em potencial de que você realmente sabe do que está falando.
Além de opções óbvias, como blogs, você também pode criar vídeos informativos, webinars e infográficos.


Os profissionais de marketing de pesquisa costumam falar sobre a publicação de conteúdo”sempre permanente”. Em outras palavras, você deve criar um conteúdo que provavelmente será útil a longo prazo para os leitores. Alguns exemplos disso podem ser “como aumentar seus seguidores no Twitter”. Considere o que seu público-alvo gostaria de saber. Os benefícios de uma boa estratégia de marketing de conteúdo são múltiplos:

  • Manter um fluxo regular de conteúdo permanente mostra ao Google que seu site está constantemente ativo.
  • Mais palavras-chave significam mais oportunidades para as pessoas encontrem você a longo prazo.
  • É provável que você mantenha as pessoas no local por mais tempo enquanto elas navegam no catálogo anterior, aumentando o tempo de permanência.
  • À medida que seu banco de conteúdo cresce, o número de backlinks também aumenta. Analisaremos mais por que isso importa e oferecemos mais algumas dicas no próximo tópico.

O Google classifica a legibilidade

Se você tornar seu conteúdo legível, é menos provável que as pessoas saiam. Uma boa redação tem como objetivo melhorar a experiência do usuário (UX), escrevendo de maneira acessível e envolvente. Algumas regras de ouro:

  • Não use frases e parágrafos muito longos
  • Divida suas páginas em seções digeríveis com títulos e subtítulos
  • Explicar termos técnico para leigos
  • Evite a voz passiva
  • Varie a estrutura da frase para evitar repetições
  • Verifique se há erros de ortografia e gramática (eles podem afetar negativamente sua classificação).

Também é importante oferecer um estudo completo do tópico escolhido. A duração do conteúdo é outro sinal que o Google analisa para determinar a utilidade de uma determinada página da web.
Por fim, não negligencie a ótica da página. O uso de recursos visuais multimídia para separar as informações da página também pode ajudá-lo a obter um aumento no ranking.

Posicionamento de palavras-chave

Outro ponto de partida para o SEO é garantir que suas palavras-chave estejam no lugar certo ao fazer o upload para o seu site. Colocá-los em alguns dos aspectos mais visíveis da sua página sinalizará sua relevância para o Google e para seus clientes em potencial. Em ordem de importância, você deve incluir a palavra-chave em:

  • Seu endereço da web (URL): você pode simplificar aqui. Se o título do seu artigo era
  • Sua tag de título: inclua-a no cabeçalho superior (H1) da sua página.
  • Seus títulos: tente incluí-lo em pelo menos uma subposição.
  • Sua meta descrição: este é o texto que os SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) exibem como um snippet.
  • Seu conteúdo: tente usar a palavra-chave principal nas 100 primeiras palavras da sua cópia.
  • Suas tags de imagem e nomes de arquivo: este é o texto que o navegador exibe se um usuário não puder carregar seu site

Aprendendo a usar o tipo certo de links

Se as palavras-chave são o pão do algoritmo de pesquisa do Google, os links são a manteiga. Quando o Google rastreia seu site para determinar as classificações de pesquisa, ele analisa seus links de entrada, saída e internos:

  • Links de saída são os links do seu site que apontam para outras páginas e sites na internet.
  • Backlinks (links de entrada) são links para seu site provenientes de páginas e sites externos.
  • Links internos são os links do seu site que apontam para outras páginas no mesmo domínio.

Construir links com outros sites e páginas é um ato de equilíbrio entre quantidade e qualidade. O truque é obter o número certo de backlinks de sites de alta qualidade com boa reputação e confiança.

Backlinks (links de entrada)

Obter backlinks não é tão complicado como costumava ser. O Google investiu muitos recursos na penalização de estratégias de criação de links preguiçosos, por exemplo, compra de link. Atualmente, o Google filtra ativamente sites que participam de esquemas secretos como esses. Ao analisar seus links de entrada, o Google analisa quantidade e qualidade, levando em consideração:

  • O número total de domínios e páginas de referência: nos termos do leigo, quantos outros sites e páginas contêm links para o seu.
  • A qualidade dos domínios e páginas de referência: quão confiáveis, úteis e relevantes são as páginas e sites com links para os seus.
  • O texto âncora: é um texto com hiperlink que leva as pessoas à sua página quando elas clicam nela. Se apresentar palavras-chave ou sinônimos, esse é outro sinal de relevância para o algoritmo de pesquisa.

Construção de backlinks

A boa notícia sobre o acúmulo de backlinks é que isso acontecerá naturalmente se você estiver criando conteúdo útil e exclusivo da maneira descrita acima. Obviamente, existem truques que você pode usar para ajudar no processo. Vale a pena notar que sempre há uma linha tênue entre dificultar e ajudar sua classificação quando se trata das táticas a seguir. Eles sempre devem ser perseguidos como parte de uma estratégia abrangente para criar um nicho de especialização para o seu negócio.

Postagem de convidado

Os blogs convidados são outra maneira de gerar links por meio do conteúdo. Isso envolve a identificação de oportunidades para a publicação de artigos, o contato com essas perspectivas, a criação de suas postagens e, finalmente, a redação (com alguns editoriais).


A execução rápida de uma pesquisa no Google por uma de suas palavras-chave em conjunto com operadores como “escreva para nós”, “torne-se um autor” e “artigo para convidados” é uma maneira de encontrar frutos baixos. Se você estava administrando uma empresa de jardinagem, poderia procurar um “posto de jardinagem” para identificar oportunidades.
Explorar sobreposições de mercado é uma estratégia de geração de leads particularmente eficaz e geralmente uma boa maneira de criar conteúdo com valor exclusivo para o usuário. Se você estava administrando uma empresa de jardinagem, poderia entrar em contato com um blogueiro de alimentos e sugerir um conselho sobre como criar o jardim de ervas perfeito. Depois de lançar, escrever e editar seu conteúdo, não se esqueça de verificar se a versão final apresenta um link de entrada para o seu site.
Embora potencialmente demoradas, as postagens de convidados têm a vantagem de ajudá-lo a ganhar reputação no seu site. Realisticamente, pense onde o seu blog pode ser publicado. No início, uma boa dica é procurar blogs de nível médio com seus próprios nichos claramente identificados.


Para o pequeno empresário, um truque rápido é identificar links quebrados em sites do setor usando ferramentas gratuitas como o Broken Link Check. Você pode entrar em contato com os proprietários do site para notificá-los e se oferecer para substituí-los pelos seus. É do interesse deles, tanto quanto o seu, remover links quebrados e substituí-los por sua página nova e totalmente funcional.

Comentários no fórum e avaliações de produtos

Comentar em fóruns específicos do setor e deixar análises de produtos são dois métodos clássicos de criar links de entrada e gerar tráfego para suas próprias páginas da web.


A regra de ouro aqui é pensar na qualidade de seus comentários e usar conteúdo proprietário para fazer backup de sua revisão. Não deixe um link para o seu site na parte inferior dos seus comentários.


Ao revisar produtos e contribuir para as discussões do fórum, verifique se você está se conectando com um público que realmente achará útil seu conselho. Você está realmente agregando valor ao usuário? Sua página faz exatamente o que diz? Se a resposta para qualquer uma das perguntas for negativa, é provável que você aumente sua taxa de rejeição e prejudique sua classificação.

Comunicados de imprensa

Embora não tão importante quanto antes, um comunicado de imprensa ainda é um método testado e comprovado de obter backlinks de editores de notícias. Esses sites são domínios de referência de alta qualidade com uma grande quantidade de seus próprios backlinks de alta qualidade.


A chave para criar backlinks aqui é focar em histórias que geram interesse e atenção da mídia. A última coisa que você deseja são links com spam de sites de baixa qualidade, com maior probabilidade de prejudicar sua classificação de pesquisa do que ajudá-la. Um bom comunicado de imprensa têm muito em comum com um bom conteúdo. As principais dicas são:

  • Concentre-se em compartilhar tópicos interessantes e que possam interessar.
  • Crie um título atraente.
  • Mantenha seu comunicado de imprensa curto, factual e objetivo.
  • Distribua-o em sites relevantes. Evite uma abordagem de dispersão a todo custo.

Captar a atenção da mídia local também se tornou mais importante, pois o Google procura aprimorar a maneira como seu algoritmo identifica a localização do usuário.

Influencers

Forjar relacionamentos com influenciadores da indústria é outro ângulo para o desenvolvimento de links. Se você tem um interesse ativo no seu setor, provavelmente já conhece alguns nomes. Concentre-se nos principais blogueiros, contas de mídia social e pôsteres do fórum. Entre em contato com eles através dos detalhes de contato que puder encontrar.

Links de saída

O uso de links externos no seu próprio site é outro ato de equilíbrio entre quantidade e qualidade. Alguns links para conteúdo de alta qualidade sobre tópicos relacionados podem sinalizar relevância para o algoritmo do Google e aumentar a classificação da sua página de acordo. Da mesma forma, o Google verá muitos links como diferentes do seu conteúdo e prejudicando a utilidade da sua página. Isto é ainda mais verdade se eles não estiverem apontando para tópicos relevantes.


Ao colocar links de saída em seu conteúdo, verifique sempre se os links de saída são abertos em uma guia separada (ou seja, os usuários não estão navegando no site). Igualmente, evite vincular o conteúdo do concorrente sempre que possível, principalmente se estiver discutindo o mesmo tópico que o seu. A última coisa que você quer é dar a eles um aumento de classificação às custas de sua preferência!

Links internos

Os dois principais benefícios do link interno são o tempo de permanência prolongado e a estrutura aprimorada do site. Se você está vinculando a mais de seu próprio conteúdo, é provável que mantenha pessoas no seu domínio por mais tempo. Ao mesmo tempo, ter uma estrutura de site fortemente vinculada mostrará ao Google que seu site está bem conectado e é facilmente navegável.


No que diz respeito à vinculação interna, as regras são semelhantes às que já identificamos. Verifique se são relevantes e úteis e apontam para o conteúdo que oferecerá valor genuíno ao usuário.

erna, as regras são semelhantes às que já identificamos. Verifique se são relevantes e úteis e apontam para o conteúdo que oferecerá valor genuíno ao usuário.


Para conteúdo de formato longo, apontar para 3-4 links internos é um bom ponto de partida. Esses links internos devem apontar para páginas de baixo nível nas profundezas do site, em vez de levar a menus de nível superior bem vinculados, como a página inicial. Por fim, mantenha o texto âncora semelhante ao título da página que você está vinculando para ajudar a mostrar ao Google que é relevante para o tópico em questão. Conforme você cria um catálogo anterior de conteúdo de primeira linha, essa tarefa fica cada vez mais fácil.

Estratégia a longo prazo

Se você implementar tudo isso corretamente, verá um aumento nas classificações, no tráfego do site e nas vendas. É cada vez mais claro que o Google está comprometido em melhorar a maneira como processa a intenção do pesquisador e as consultas mais longas. Com isso em mente, a qualidade do seu site e de suas páginas é fundamental: elas devem ser atraentes, relevantes e úteis para os visitantes.


Se existe uma regra de ouro que podemos dar às pessoas que perguntam como obter uma classificação mais alta no Google, é fornecer um valor genuíno ao usuário ao seu segmento de mercado. Conheça o seu público e saiba como integrá-lo. O foco na qualidade e no conteúdo do seu site ajudará você a fazer isso, além de manter um olho no que eles estão procurando por meio de pesquisa de palavras-chave.


Uma última coisa a lembrar é que há uma diferença entre táticas e estratégias: as últimas demoram para valer a pena! Sempre há pessoas oferecendo coisas tentadores para aumentar seu perfil de pesquisa, mas implementados de maneira incorreta, isso atrapalha mais do que ajuda. Subir no ranking leva tempo, foco e trabalho duro.


E se você já está cansado da visão do Google, a UENI pode aliviar o estresse do SEO. Em dez dias, podemos criar um site completo gratuitamente e otimizá-lo para a pesquisa do Google, para torná-lo um dos principais nomes do seu nicho.

Get a done-for-you website that generates more leads, bookings and sales

Get more advice

Não categorizado

Como eu Anuncio o Meu Negócio no Google? Guia Passo a Passo.

Com mais de 40,000 pesquisas a cada segundo, fazer anúncios no diretório de busca é o passo lógico para o seu negócio.

Isso também vai te trazer uma ótima oportunidade de ganhar visibilidade na primeira página de resultados onde qualquer esforço seu com SEO talvez nunca alcançasse.

Read More »
Não categorizado

Vamos Fazer uma Transformação em Seu Site

Na UENI, sempre procuramos maneiras de ajudar você a criar um site que realmente represente seu negócio da melhor forma.

E por isso oferecemos aos nossos clientes Premium a oportunidade de um pedido de remodelação do site.

Read More »

Atualização: Suporte de Preço Promocional para Serviços e Produtos

Agora com a opção do preço promocional, nossos clientes podem incluir um preço adicional para cada produto ou serviço – que deve ser menor que o preço regular. Este preço novo com promoção vai ser destacado nas seções de produto e serviço e também no carrinho de compras, enquanto o preço antigo vai ser exibido e marcado junto ao preço novo, mostrando aos clientes o quanto eles vão economizar.

Read More »

Atualização: Suporte de Múltiplas Imagens para Produtos e Serviços

Por saber do impacto que as fotos podem ter na performance do seu site, nós trabalhamos duro para poder trazer nossa última atualização: suporte de múltiplas imagens para serviços e produtos.
A começar por hoje, você vai poder subir de 3 a 10 fotos por serviço ou produto, dependendo do seu plano. Um ótimo aumento se compararmos com o uso de uma foto só que tínhamos até agora.

Read More »
Não categorizado

Atualização: Notificações de Agendamento & Eventos no Calendário

Há alguns meses, nós te atualizamos sobre algumas melhores que fizemos no nosso sistema de agendamento e mensagem na sua Área da UENI. Agora nós melhoramos ainda mais e estamos contentes em mostrar o resultado para vocês.

O que há de novo? Nós atualizamos nosso sistema de notificação e introduzimos um calendário de eventos para tornar o processo de agendamento mais simples e fácil.

Read More »

Get monthly advice and exclusive deals

Paper plane representing email
By subscribing you agree to UENI’s Privacy Policy and to receiving regular communications from UENI.
By clicking “Subscribe” you agree to UENI  Privacy Policy and consent to UENI using your contact data for newsletter purposes