O Que é o Gerenciamento de Reputação?

Você sabe como sua empresa é vista online? Você sabe como torná-la melhor? Estas podem parecer perguntas simples, mas você pode se surpreender com a quantidade de proprietários de empresas que lutam para respondê-las. 

O fato é que, embora a maioria das pessoas possa intuir o que é uma reputação online de alta qualidade, poucas pessoas podem traduzir isso de forma rápida e eficaz em etapas para melhorar a sua própria reputação. 

Em outras palavras: é fácil ver o que outra pessoa está fazendo de errado. É mais difícil consertar seus próprios erros e problemas. 

É por isso que desenvolvemos o Plano Reputação. Queríamos tornar mais fácil para as empresas fazerem tudo o que for necessário para criar e manter uma ótima imagem online em um só lugar. 

Chega de ficar pulando de um site para o outro toda vez que você faz uma mudança em sua empresa, chega de tentar descobrir a melhor maneira de fazer com que seus clientes deixem comentários positivos. Temos uma solução simples, fácil e eficaz para manter o controle de sua aparência online.

Configurando

Para ativar suas listagens e ferramentas de gerenciamento de Reputação, basta acessar a seção Reputação em sua Área. Caso você ainda não tenha ativado suas listagens, você verá um aviso semelhante a este:

Para ativar suas listagens, você terá que preencher um formulário rápido verificando as informações do seu site. Demora por volta de uns cinco para preencher e vale muito a pena pelo tempo que você economizará no futuro.

Na verdade, nossa equipe pode ajudá-lo a configurá-lo quando você agendar sua reunião de integração conosco (você pode encontrar o link no seu Hub).

Se você precisar editar suas informações, também é muito fácil. Basta clicar no botão “editar” no canto superior esquerdo de qualquer seção que você precisa ajustar conforme mostrado abaixo:

Como Funciona?

A página de Diretórios permite que você mantenha todas as suas informações atualizadas nas plataformas de negócios mais importantes da atualidade. Como isso te ajuda?

Imagine que você teve que mudar seu horário de funcionamento por causa do COVID. Em vez de ter que fazer o login em todos os lugares em que sua empresa está listada para atualizar as mesmas informações, você pode controlar tudo na seção de Diretórios. Altere tudo em um só lugar, espere a sincronização com suas contas vinculadas e gaste este tempo economizado em algo que você goste.

Gerenciamento & Pedido de Avaliações

Alguns proprietários de empresas podem presumir que, uma vez que tenham seu site no ar e estejam presentes em algumas das plataformas de avaliação mais populares, é o suficiente. Na realidade, não é apenas o suficiente para sua empresa on-line e apta para receber avaliações, positivas ou negativas, você deve responder a elas de forma de maneira educada, cortês e profissional.

Como ninguém quer passar um dia de trabalho pulando de uma página de avaliações para outra, nossa seção de Gerenciamento de Avaliações permite que você acompanhe o que todos estão dizendo sobre você e que você responda a todos os comentários. 

Você também pode ver as palavras-chaves mais comuns que as pessoas usam quando falam sobre sua empresa – algo importante a se considerar quando você deseja divulgar sua página no futuro.

Para mais informações sobre o Gerenciamento de Avaliações e Pedido de Avaliações e para obter o máximo desse recurso, clique aqui.

Por Que Você Deve se Importar?

Veja, nós entendemos. Seu dia de trabalho já é longo o suficiente – certamente você pode simplesmente explicar aos seus clientes reais qual foi o problema pessoalmente, e que uma experiência ruim é apenas isso, acontece apenas uma única vez, certo?

Não necessariamente. Nós vimos números de algumas fontes que dizem que até 94% dos clientes evitam uma empresa por causa de uma crítica negativa, mas 50% dos clientes são mais propensos a visitar ou se envolver com uma empresa que responde positivamente a críticas negativas.

Na verdade, se você acredita na Harvard Business Review, responder às avaliações não apenas aumenta o número de avaliações que você recebe, mas também aumenta a sua classificação. 

Segundo os pesquisadores “(as empresas recebem) 12% a mais de avaliações e suas avaliações aumentaram, em média, 0,12 estrelas”. Como os autores apontam, isso pode não parecer muito, mas um aumento de 0,12 pode mover o ponteiro de 4 para 4,5 estrelas no geral, e isso é algo que as pessoas e os mecanismos de pesquisa irão notar.

Um Exemplo Prático

Imagine que você seja uma construtora que teve um cliente que deixou uma crítica negativa e disse que você não concluiu o trabalho para o qual foi contratado e se recusou a reembolsá-lo após o ocorrido.

Você tem duas opções. Primeiro: ignorar. Você sabe que o cliente está, literalmente, fazendo uma tempestade em um copo d’água. Eles pediram um pequeno pátio e então tentaram fazer com que você adicionasse uma cerca nova de graça.

As pessoas que procuraram serviços de construção em sua área vão, com certeza, olhar essa avaliação e só vão entender o lado do cliente da história. Isso não vai te ajudar a conseguir novos clientes. 

A segunda opção é se envolver com o cliente que postou a avaliação, oferecendo uma solução personalizada para a reclamação em específico. Se este cliente quisesse uma nova cerca como um complemento, explique que, embora isso não estivesse no contrato original para o projeto, você ficaria feliz em oferecer a ele um desconto em um projeto de cerca para compensar o mal-entendido. 

Agora, as pessoas que analisam os comentários sobre sua empresa verão que você investiu nela, que é proativo quando se trata de procurar soluções quando surge algum problema e é muito mais provável que pensem favoravelmente em relação ao seu negócio. 

Isso é o que significa estar no topo de sua reputação online. E com o Plano Reputação, isso se torna tudo mais fácil.