Go back

Como Atrair Mais Visitas ao Seu Site: Parte 3

by The UENI Content Team
Last Updated 29 outubro, 2020
A man and a woman in an office discussing their business.

Como Configurar Seu Negócio Para o Sucesso a Longo Prazo

Bem-vindo a parte 3 da nossa série de Como Atrair Mais Visitas ao Seu Site. Nessa seção, nós vamos falar sobre o longo prazo e coisas que você pode fazer para aumentar as visitas ao seu site.

Essas são algumas mudanças que não vão ter efeito de uma noite pra outra, e não seria essa a função mesmo – essas melhorias levarão sua página de Bom para Ótimo, e otimizar coisas sutis que podem ajudar você a passar do top 10 ao top 3 nas pesquisas, ajudar a aumentar o número de conversões de clientes e muitas outras coisas que agências te cobrariam caro para fazer.

Geralmente, essas podem ser classificadas como modificações no SEO, mas realmente seria melhor pensar nelas como planejamento a longo prazo para o seu negócio. Não tem sentido em garantir que os robôs de pesquisa adorem o seu site se ele não está configurado para ajudar os humanos visitando sua página.

Otimizando Sua Reputação Online Existente

A woman sitting at her desk working on improving her business reputation on the phone and on a laptop

Então, quando você está nesse ponto de planejar para aumentar as visitas, nós vamos assumir que seu negócio é uma entidade conhecida, mesmo que seja em um nível local.

Agora é hora de transformar toda aquela expertise e as visitas locais que você já recebe, começando por configurar seu site de uma forma que você possa transformar sua expertise em mais visibilidade e peso no mercado. E como você faz isso? Garantindo que seu site esteja otimizado para os serviços que você providencia aos seus clientes.

Otimizando a Sua Página Para Sua Audiência

A business man sitting at his desk using his phone and his laptop to see how his website can be improved

Geralmente negócios que não passam muito tempo pensando na melhor maneira de otimizar sua página onde realmente importa – a um nível hiper local. É onde você pode ver os maiores ganhos sustentáveis ao longo do tempo, e onde você pode realmente fazer a diferença nos detalhes.

Informação Personalizada Sobre o Seu Negócio

Você já repassou todo o texto do seu site para garantir que ele realmente reflete o que faz do seu negócio algo especial? Muitas vezes, empresas vão fazer isso em uma lista, ou em algum post grande do Facebook, mas eles não usam o tempo deles para verificar se o site tem o mesma quantidade de carinho e esforço também.

Como você pode ver, isso vai além do que adicionar “Melhor Advogado em Natal” ao texto várias vezes para que os diretórios de pesquisa o notem. Essa seção é sobre garantir que você mostre tudo que faria alguém escolher seu negócio ao invés dos seus competidores – suas qualificações, suas qualidade, depoimentos de clientes, e tudo que você possa utilizar para promover seu negócio para as pessoas que comprariam seus produtos ou serviços.

Você serve a comunidade local por mais de 10 anos? Isso deve constar no seu site.

Você foi reconhecido pelo seu trabalho extraordinário no seu campo de trabalho? Isso deve estar no seu site.

Você já entendeu a idéia! Você ficaria surpreso em saber que muitas coisas que fazem do seu negócio ser atrativo para as pessoas, também são para os mecanismos utilizados pelos diretórios de busca ao ler seu site. Não há o que perder.

Imagens corretamente cortadas e de alta definição

Outro componente chave para construir a confiança na sua página é garantir que suas imagens, assim como o seu texto, refletem o valor do seu negócio. Isso funciona desde pessoas vendendo roupa, até para pessoas vendendo serviços profissionais. Fotos de alta qualidade são elementos chave para engajamento dos clientes, então certifique-se que você saiba como conseguir as melhores fotos possíveis.

Dica: nós temos um guia para isso aqui.

Certifique o NAP Correto

three large business buildings

O que é o NAP? É uma sigla em inglês para “Nome, Endereço e Telefone”. Em outras palavras, o NAP é a informação essencial para os seus clientes entrarem em contato com seu negócio.

Então, quando falamos “Certifique o NAP correto”, significa que não importa que página os clientes visitem do seu negócio, eles devem podem entrar em contato com você.

E também significa que você vai querer se certificar que o NAP é consistente em todos os diretórios e em qualquer presença online que você tiver. Você vai querer que se alguém te encontrar no Facebook por exemplo, ele possa ver os mesmo detalhes que em sua página.

SEO: Uma introdução a pesquisas com palavras-chave

Man looking at a wall of keyword research ideas and suggestions

Existem muitas informações na internet quando se trata de SEO e palavras-chave. Mas você sabe o que é SEO?

Vamos perguntar ao Google.

Let’s ask Google.

“Você deve criar um site para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles. Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrirem seu conteúdo. Com a otimização de mecanismos de pesquisa, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem e apresentarem seu conteúdo.”

Então quando falamos de palavras-chave de SEO e palavras-chave de pesquisa, você deveria pensar quais perguntas as pessoas vão ter, e que tipo de palavras elas vão utilizar para achar as respostas, e dessa forma tentar fazer o seu site o mais útil para seus usuários – de uma forma que seja fácil para um mecanismo de busca entender.

Confuso? Vamos simplificar.

Brainstorming de palavras-chave

Se você está tentando encontrar palavras-chave para o seu negócio, as primeiras coisas que você deve pensar são as seguintes:

  1. O que o seu negócio faz?
    Considere os serviços oferecidos e os produtos disponíveis.
  2. O que eu quero que as pessoas façam no meu site?
    Eu quero que eles marquem um horário ou consulta? Eu quero que eles comprem algo?
  3. Se alguém está procurando o que o seu negócio oferece, quais palavras ele vai usar para procurar? Por que?

Super simples, existem milhões e milhões de pesquisas todos os dias em mecanismos de busca, e elas podem ser divididas em três categorias:

Go (pesquisas de navegação): quando alguém está tentando visitar um site específico. Pense na página de login da UENI, login do Paypal e coisas do gênero.

Know (pesquisas de informação): quando alguém está tentando encontrar um fato. “Qual a idade do presidente?” e “Qual a duração de Cidade de Deus?” – são pesquisas de informação.

Do (pesquisas de transação): quando alguém está procurando um site que vai resultar na interação de venda ou download. Pesquisas assim incluem: “Roupas a venda” ou “Onde comprar uma guitarra”.

Se você souber quais tipos você tem como alvo – se você é uma loja de calçados, por exemplo, você provavelmente não tem como alvo pessoas procurando a história de calçados ao invés de procurando para compra-los – você pode otimizar o conteúdo da sua página de acordo a isso.

Quando você está trabalhando no conteúdo da sua página, você sempre tem que ter em mente o resultado final da página. Se você quer vender algo para alguém, você cria uma página diferente de alguém que compartilha o conhecimento ou utiliza o site como plataforma de portfólio.

Algumas Ferramentas Práticas Para Planejar Suas Palavras-chave 

Então, com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas formas de entender que palavras-chave você vai querer usar no seu site. A melhor parte? Todas essas são grátis para usar, então você não precisa gastar dinheiro desnecessariamente.

Keyword.io

Keyword.io é uma ferramenta realmente útil para entender as pesquisas mais comuns e os termos de busca.

Em bom Português: é ótimo para entender que pessoas estão procurando algo na sua categoria de empresa. Por exemplo, se você é um consultor financeiro, você pode pesquisar por “consultor financeiro” e ver quais são as buscas mais populares na sua categoria.

Melhor ainda, se você se inscrever para uma conta grátis, você pode fazer o download de uma seleção que pode ser muito útil pra você. Desta maneira:

Answer The Public

Outra forma de focar especificamente em que tipo de perguntas seu público alvo está fazendo é Answer The Public.

Lembre-se, se você está otimizando suas palavras-chave de perguntas que ninguém está fazendo, você não utilizando seu tempo de uma maneira inteligente. Avaliar as perguntas mais frequentes sobre a sua indústria, você estará em boa posição para que as informações contidas no seu site estão apropriadas.

Google Trends

Se você realmente quiser ver o que é popular em diretórios como o Google, é dificil de errar com ferramentas como o Google Trends.

Google Trends mostra a popularidade de diferentes palavras-chave ao longo dos tempos – realmente útil para identificar temporadas, e também quais palavras-chave são mais comuns.

Por exemplo, se você está procurando “Descontos de Natal” nos EUA, nós podemos ver que essas palavras têm um pico em Novembro e Dezembro todo ano:

O que faz sentido, porque a maioria das pessoas está procurando por presentes ao redor desses dias.

Como isso funciona com empresas que oferecem serviços? Você pode usar essa ferramenta de frequência combinada com as anteriores para entender não somente o que as pessoas procuram mas quando elas costumam procurar. E assim decidir que termos utilizar como alvo.

Agora que você tem uma lista de palavras-chave, você está ciente de todas as tendências ao redor delas. E agora?

Agora é hora de otimizar sua página.

Otimizando Seus Serviços & Produtos

An example of product photography using balms and oils

Uma vez que você saiba quais palavras-chave você quer usar como alvo, é hora de incluí-las nas descrições dos serviços e produtos.

Lembre-se, não é tão simples como adicionar “Descontos de Natal” para todos os seus serviços e achar que está bom. Você vai querer usar as palavras de uma forma natural.

Por exemplo, se você é um consultor financeiro, você sabe que “por que um consultor financeiro é importante?” é uma das buscas mais comuns disponíveis para você. Se atualmente você providência consultas como serviço na sua página, você talvez queira adicionar algo assim a sua descrição:

“Muitos clientes se perguntam por que um consultor financeiro é importante. De uma forma breve, um consultor financeiro é importante pois irá te ajudar a entender suas metas e ajudar você a consegui-las administrando seu portfólio da forma que você preferir.”

Não somente você está vendendo os seus serviços para o seu cliente, mas você também está respondendo perguntas que eles possam vir a ter, o que ajuda a construir uma relação de confiança com a sua marca.

Então: Avalie suas palavras-chave e depois adicione o conteúdo de uma forma útil e produtiva.

Você está tentando mostrar sua expertise para as pessoas e para os mecanismos de busca, então sempre tente explicar as coisas da melhor forma possível. Se você o fizer corretamente, você poderá criar boas páginas com temas frequentes de busca, o que vai lhe trazer mais clientes, mais resultado e mais visibilidade ao seu negócio.

The UENI Content Team
The UENI Content Team are proud to help thousands of local and family-run businesses succeed by giving them a platform online. Our goal is simple: building bridges over the barriers that local businesses are facing every day.
Back To Top