A woman using a camera in a field

As imagens de estoque estão por todos os lados. Essa imagem de abertura da postagem do blog é uma imagem de estoque. Por sinal uma boa imagem! Mas não seria uma que indicaríamos para nossos clientes que queiram fazer o site do seu negócio da melhor forma possível.

Por que? Vamos ter que explicar nos detalhes.

O Que Acontece Quando Alguém Visita o Seu Site

Quando alguém visita o seu site pela primeira vez, eles vão avaliar absolutamente tudo o que eles possam ver – a fonte, as cores, as imagens – tudo em um instante, antes mesmo de olhar o seu conteúdo, seus preços e suas avaliações. Se você acreditar em alguns estudos, isso pode ser feito em menos de 50 milissegundos.

Quando você tem menos de um piscar de olhos para convencer alguém, utilizar as melhores fotos possíveis é essencial. Isso também significa que você vai se beneficiar mais caso utilize fotos suas e de sua empresa ao invés de usar fotos de estoque.

Por que? Bem, por um lado, as pessoas se lembram muito mais de fotos do que texto. Isso é comprovado pela ciência.

Isso também significa que se você possuir em seu site imagens em que pessoas já tiverem visto antes, elas provavelmente lembrarão mais da imagem do que, por exemplo, algo do conteúdo escrito. Caso elas já tenham visto uma imagem antes, existem algumas formas diferentes que elas poderiam responder.

Na melhor das hipóteses, o frescor do seu negócio será diminuído. Isso não é ideal, mas talvez não as impeça de comprar ou agendar com você.

Já no pior dos casos, elas verão uma imagem que remete a alguma má experiência, o que trará o nível de entusiasmo a zero. Imagine que você esteja usando uma imagem que outro negócio que não cumpre o prometido também esteja usando. Estudos apontam que 88% dos clientes não retornariam ao seu site após uma experiência negativa, e que quem visita seu site vai associar o seu negócio àquele que lhe causou frustração. Não é uma boa ideia!

O Que Você Quer Dizer Sobre o Seu Negócio?

Imagens fantásticas não são somente boas para o engajamento com os clientes e para providenciar incentivos para eles ficarem no seu site. Elas também ajudam a contar a história da sua empresa. Imagens únicas de alta definição podem vender seu negócio para potenciais novos consumidores, assim como te levaria um bom texto publicitário.

Você está contando sua história ao escolher usar uma imagem que já foi reutilizada milhares e milhares de vezes antes? Claramente não.

Quando Você Deveria Usar Fotos de Um Banco de Imagem?

A screenshot of a UENI Page

Pense em imagens de estoque como algo a ser substituído. Elas são ótimas para que você utilize enquanto está pensando no design e criando o seu site de uma forma interessante, se funciona com a estética desejada, e também funciona enquanto você não tem a imagem específica que estiver buscando.

Este é o ponto de utilizar fotos de um banco de imagem – fazer o seu site acontecer. Para muitos pequenos negócios, especialmente aqueles que estejam entrando no mundo online pela primeira vez, isso é realmente o que eles precisam.

Mas lembre-se, quando falamos de sites, 94% dos fatores que podem ajudar as pessoas que visitam estão relacionados ao design. Seu site está funcionando? É fácil de navegar? Os clientes vão poder entrar em contato com você e agendar serviços e comprar produtos? Então por que você vai acabar com o entusiasmo deles utilizando fotos de um banco?

Quando Você Deveria Utilizar Imagens Customizadas?

An image of a chair with a crown and a grey background added by artist Jim Cooke.
Uma foto editada por Jim Cooke

Uma resposta breve, como você deve imaginar, é: sempre que possível. Mesmo nos anos longínquos de 2011, negócios com base na internet já comprovavam que substituir as fotos do banco por fotos reais com funcionários aumentava o engajamento nos seus serviços em 35%.

Isso não significa que fotos de estoque decentes são piores que uma imagem original ruim, obviamente. Se tudo o que você tem está fora de foco, borrada, pixelada ou qualquer outra forma que não seja atrativa, é melhor você seguir usando as imagens do banco neste meio tempo. Mas, você deve sim pensar nessas fotos como algo que deva ser substituído e não algo que vá ficar no seu site para sempre.

Não sabe como conseguir uma boa foto, ou até mesmo quer melhorar as suas próprias fotos mas sem ter que pagar um fotógrafo profissional?

Nós temos ótimas dicas de como conseguir tirar fotos de Produtos e até mesmo de Serviços.

Outra possibilidade, como mostramos acima, é editar as fotos que você já possui para que elas ganhem um impacto visual maior do que a foto por si só traria. O artista Jim Cooke fez isso quando trabalhava na G/O Media, e o The Ringer faz isso corriqueiramente nos seus artigos de esportes, mas essa definitivamente é uma boa forma de fazer com que imagens “similares” se destaquem na multidão.

Existem algumas regras do que você pode fazer em relação a editar imagens de bancos (você deve checar os direitos e políticas para utilizar a foto, e obviamente não deve editar imagens obscenas e pornográficas), então certifique-se de investigar mais a fundo e cuidadosamente decidir o que fazer.

Mas é claro que não existem limites para editar as suas próprias fotos, então esse é outro ponto positivo enorme em favor das fotos customizadas.